Ana Lúcia Bezerra da Silva

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Perfil

Título: 
Mestre
Telefone: 
(71)87233991
(71)91988768
Informações Específicas do Aluno
Ano: 
2012
Orientador: 
Situação: 
Defesa homologada

A integração da bicicleta com o transporte público de passageiros tem se mostrado eficiente
para aumentar a mobilidade urbana sustentável, pois reduz o tempo do deslocamento e
melhora a qualidade de vida da população. Nos últimos anos têm surgido alguns estudos que
utilizam a percepção do usuário da bicicleta sobre os atributos de escolha de seus trajetos,
embora poucos tragam como foco as rotas que fazem a integração ao sistema de transporte
público do ponto de vista do usuário. Dessa forma, o objetivo principal desse estudo consiste
na elaboração de um método que auxilie na avalia ão da “melhor” rota cicl vel integrada ao
transporte público e que considere dentre outros critérios, os fatores de escolha individual dos
ciclistas. O procedimento de avaliação das rotas proposto nesse trabalho tomou como base
uma combinação de técnicas: Técnica de Grupo Focal, Análise de Conteúdo, Simulação por
Vídeo e Avaliação Multicritério. Na etapa inicial definiu-se a área de abrangência do estudo e
foram elaborados mapas da rede de rotas cicláveis para definir as possíveis alternativas. Para
validar os critérios e as alternativas foi utilizada a técnica de grupo focal seguida da análise de
conteúdo com o objetivo de incorporar a percepção dos usuários de bicicletas. Também, foi
realizada a validação dos critérios com especialistas da área de mobilidade urbana. Para a
avaliação das rotas se fez uso da técnica de Avaliação Multicritérios com base no método
AHP (Analytic Hierarchy Process). Finalmente, para a validação do método proposto tomou-
se como estudo de caso a região de Mussurunga, Salvador, Bahia que apresenta um grande
fluxo de ciclistas e demanda potencial para integração, e por nela se localizar uma importante
estação de integração de transporte público, a Estação Mussurunga. Os resultados desse
trabalho mostraram que, segundo a percepção do ciclista os principais critérios que
influenciam a escolha dos seus trajetos estão relacionados aos aspectos de segurança (de
trânsito e pública). A “melhor” alternativa de rota resultante da aplicação do método AHP,
com uso do software Expert Choice, apresentou os critérios infraestrutura e segurança pública
no primeiro e segundo lugar, respectivamente. Conclui-se que o objetivo desta pesquisa foi
atingido e a percepção dos ciclistas sobre os principais critérios para a escolha das rotas
cicláveis foi levada em consideração, possibilitando uma troca de conhecimento com os
especialistas da área de mobilidade.  Espera-se que essa metodologia seja utilizada como um
instrumento de auxílio à decisão no planejamento da cidade e da mobilidade sustentável.

A integração da bicicleta com o transporte público de passageiros tem se mostrado eficiente

para aumentar a mobilidade urbana sustentável, pois reduz o tempo do deslocamento e

melhora a qualidade de vida da população. Nos últimos anos têm surgido alguns estudos que

utilizam a percepção do usuário da bicicleta sobre os atributos de escolha de seus trajetos,

embora poucos tragam como foco as rotas que fazem a integração ao sistema de transporte

público do ponto de vista do usuário. Dessa forma, o objetivo principal desse estudo consiste

na elaboração de um método que auxilie na avalia ão da “melhor” rota cicl vel integrada ao

transporte público e que considere dentre outros critérios, os fatores de escolha individual dos

ciclistas. O procedimento de avaliação das rotas proposto nesse trabalho tomou como base

uma combinação de técnicas: Técnica de Grupo Focal, Análise de Conteúdo, Simulação por

Vídeo e Avaliação Multicritério. Na etapa inicial definiu-se a área de abrangência do estudo e

foram elaborados mapas da rede de rotas cicláveis para definir as possíveis alternativas. Para

validar os critérios e as alternativas foi utilizada a técnica de grupo focal seguida da análise de

conteúdo com o objetivo de incorporar a percepção dos usuários de bicicletas. Também, foi

realizada a validação dos critérios com especialistas da área de mobilidade urbana. Para a

avaliação das rotas se fez uso da técnica de Avaliação Multicritérios com base no método

AHP (Analytic Hierarchy Process). Finalmente, para a validação do método proposto tomou-

se como estudo de caso a região de Mussurunga, Salvador, Bahia que apresenta um grande

fluxo de ciclistas e demanda potencial para integração, e por nela se localizar uma importante

estação de integração de transporte público, a Estação Mussurunga. Os resultados desse

trabalho mostraram que, segundo a percepção do ciclista os principais critérios que

influenciam a escolha dos seus trajetos estão relacionados aos aspectos de segurança (de

trânsito e pública). A “melhor” alternativa de rota resultante da aplicação do método AHP,

com uso do software Expert Choice, apresentou os critérios infraestrutura e segurança pública

no primeiro e segundo lugar, respectivamente. Conclui-se que o objetivo desta pesquisa foi

atingido e a percepção dos ciclistas sobre os principais critérios para a escolha das rotas

cicláveis foi levada em consideração, possibilitando uma troca de conhecimento com os

especialistas da área de mobilidade.  Espera-se que essa metodologia seja utilizada como um

instrumento de auxílio à decisão no planejamento da cidade e da mobilidade sustentável.


Histórico

Membro há
7 anos 21 semanas