Metodologia de Avaliação da Educação Ambiental no Brasil
Ano:
2006
Autor:
Alzira Maria Celino Ribeiro Mota
Orientador:
Roberto Bastos Guimarães
Co-orientador:
Eduardo Neira Alva
Banca Examinadora:
Alda Muniz Pêpe;
Marcia Mara de Oliveira Marinho;
Marcos Antonio dos Santos Reigota;
Palavras chave:
Educação Ambiental; Metodologia; Avaliação; Evolução;
Resumo:
Muito se tem escrito sobre Educação Ambiental, porém muito pouco aborda a avaliação da
prática da Educação Ambiental. Este trabalho pretende preencher esta lacuna, apresentando
proposta metodológica da Educação Ambiental, iniciando-se com análise da evolução dos
conceitos de Educação Ambiental. Elaborou-se critérios de amostragem, inicialmente para
Salvador e Estado da Bahia sendo possível sua generalização para outros Estados efetuando
as adaptações necessárias. Foi elaborado um Referencial Teórico Básico que nada mais é
que uma seleção dos pontos mais convergentes de destacados autores nacionais e de alguns
documentos internacionais amplamente reconhecidos. O Referencial Teórico Básico foi
dividido em três partes: concepção, conteúdo e práticas pedagógicas sendo que nesta última
parte houve insucesso e nas duas primeiras obteve quatro categorias para cada uma.
Apresenta-se uma sugestão de coleta de informações, baseados em questionários e
entrevistas de curta duração. São apresentados os procedimentos de análise. A metodologia
de avaliação possui uma flexibilidade de poder ser aplicada para obter diferentes níveis de
acurácia a depender dos objetivos a que se proponha e escolha do espaço amostral.
Diversas sugestões foram apresentadas da utilização do Referencial Teórico Básico, em
diversos outros usos e avaliações em Educação Ambiental. Além da aqui proposta.