Metodologia de Avaliação da Educação Ambiental no Brasil

Ano:
2006
Co-orientador:
Eduardo Neira Alva
Palavras chave:
Educação Ambiental; Metodologia; Avaliação; Evolução;
Resumo:
Muito se tem escrito sobre Educação Ambiental, porém muito pouco aborda a avaliação da prática da Educação Ambiental. Este trabalho pretende preencher esta lacuna, apresentando proposta metodológica da Educação Ambiental, iniciando-se com análise da evolução dos conceitos de Educação Ambiental. Elaborou-se critérios de amostragem, inicialmente para Salvador e Estado da Bahia sendo possível sua generalização para outros Estados efetuando as adaptações necessárias. Foi elaborado um Referencial Teórico Básico que nada mais é que uma seleção dos pontos mais convergentes de destacados autores nacionais e de alguns documentos internacionais amplamente reconhecidos. O Referencial Teórico Básico foi dividido em três partes: concepção, conteúdo e práticas pedagógicas sendo que nesta última parte houve insucesso e nas duas primeiras obteve quatro categorias para cada uma. Apresenta-se uma sugestão de coleta de informações, baseados em questionários e entrevistas de curta duração. São apresentados os procedimentos de análise. A metodologia de avaliação possui uma flexibilidade de poder ser aplicada para obter diferentes níveis de acurácia a depender dos objetivos a que se proponha e escolha do espaço amostral. Diversas sugestões foram apresentadas da utilização do Referencial Teórico Básico, em diversos outros usos e avaliações em Educação Ambiental. Além da aqui proposta.