Inclus√£o da Bicicleta como Meio de Transporte Alternativo e Integrado no Planejamento de Transporte Urbano de Passageiros: O Caso de Salvador

Ano: 
2005
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Resumo: 
A bicicleta √© um modo de transporte alternativo, vi√°vel para pequenas e m√©dias dist√Ęncias e quando integrada a outros modos, permite atingir v√°rios destinos. Agrega atributos que contribui na democratiza√ß√£o do uso da via p√ļblica, com redu√ß√£o do custo nos deslocamentos di√°rios, al√©m de favorecer a sa√ļde da coletividade e ao ambiente urbano. Os principais objetivos deste trabalho foram selecionar os fatores mais representativos que influenciam na escolha da bicicleta como modo de transporte e os fatores que influenciam na sua n√£o utiliza√ß√£o, possibilitando a inclus√£o da bicicleta, como modo de transporte integrado, al√©m de conhecer o perfil do usu√°rio da bicicleta de algumas regi√Ķes de Salvador. O m√©todo utilizado para obten√ß√£o dos resultados foi aplica√ß√£o de question√°rio junto a usu√°rios do transporte coletivo por √īnibus e trem, junto a especialistas de transporte e tr√Ęnsito al√©m da pesquisa volum√©trica de ciclistas passantes nas √°reas de estudo. Para an√°lise dos resultados, separaram os grupos de ciclistas regulares e ciclistas eventuais estes junto aos n√£o ciclistas, finalizando com uma an√°lise comparativa com o grupo de especialistas. A aplica√ß√£o da metodologia foi em Salvador, nas esta√ß√Ķes rodovi√°rias de integra√ß√£o de Mussurunga, Piraj√° e nas esta√ß√Ķes ferrovi√°rias da Cal√ßada e do Sub√ļrbio Ferrovi√°rio, todas previstas no Plano Integrado de Transporte - PIT. Verificou-se que o tr√°fego perigoso √© o principal fator negativo percebido tanto para quem usa regularmente a bicicleta como para quem usa eventualmente. J√° para os especialistas, o principal fator negativo foi a topografia da cidade. Todos os grupos entrevistados consideraram vi√°vel a bicicleta ser usada como modo de transporte alternativo, caso exista integra√ß√£o com os outros modos. Com base nos fatores identificados na pesquisa, foram selecionados os mais representativos, objetivando a inclus√£o da bicicleta como modo de transporte n√£o motorizado e integrado, no planejamento da mobilidade urbana.
Palavras chave: 
transporte n√£o motorizado
mobilidade urbana
integração intermodal
planejamento de transporte