IMPACTO SONORO DA IMPLANTAÇÃO DO METRÔ DE SALVADOR EM EDIFICAÇÕES ADJACENTES CONSIDERANDO OS EFEITOS NA POPULAÇÃO
Ano:
2007
Autor:
Débora Miranda Barreto
Orientador:
Ilce Marilia Dantas Pinto
Banca Examinadora:
Luiz Roberto Santos Moraes;
Maria das Graças Oliveira Coelho de Souza;
Yaeko Yamashita;
Palavras chave:
Ruído urbano; Ruído metroviário; Acústica ambiental; Impacto sonoro; Modelos de propagação sonora.;
Resumo:
Esta dissertação objetiva desenvolver e divulgar conhecimento acerca do impacto sonoro e
seus efeitos na saúde da população e se propõe a fazer uma análise do planejamento do metrô
de Salvador com relação à possibilidade do aumento do nível de ruído causado pelo percurso
elevado. Esse modo de transporte se caracteriza como uma fonte sonora móvel, que se desloca
pela cidade e pode proporcionar reflexos negativos na população. No Brasil, raros são os
trabalhos que tratam sobre os impactos negativos de sistemas metroviários, existindo uma
demanda representativa de estudos capazes de desenvolver uma metodologia sistemática
sobre esse tema. Atualmente o nível de ruído atual já supera os níveis saudáveis, por esse
motivo qualquer acréscimo já pode ser considerado impacto. Na obtenção dos resultados,
modelos de previsão de ruído a partir da propagação sonora serviram de base para as análises.
Decidiu-se calcular a dispersão sonora por meio do modelo de propagação Harmonoise, por
possuir um alto grau de validação e precisão. A partir de medições acústicas feitas
previamente em pontos específicos, calculou-se o aumento do nível sonoro que ocorrerá após
a implantação do metrô e o ruído final total considerando o ruído urbano existente. Como o
veículo ainda não está circulando, o ruído propagado foi calculado em diferentes cenários.
Nas análises, a ferramenta de GIS “Spring” proporcionou a produção de mapas de ruído que
permitiram a visualização gráfica do deslocamento acústico do ruído proveniente desse modo
de transporte e permitiu uma correlação com os prováveis reflexos na saúde de cada trecho de
acordo com a proximidade da linha do metrô. Foram estudados tanto os efeitos nos ambientes
internos de acordo com a tipologia de cada ambiente, quanto em ambientes externos, fazendo
sempre um paralelo com os diversos limites estabelecidos nas Normas vigentes. Constatou-se
que a implantação do metrô causará um impacto sonoro na população que habita ou trabalha
nas edificações lindeiras, pois houve acréscimo do nível de ruído existente. Essa amplificação
provoca efeitos negativos na saúde do cidadão, tendo relação direta com a localização e com a
função de cada edificação. Portanto medidas atenuantes devem ser adotadas enquanto o metrô
ainda não está implantado e a pesquisa orienta no sentido de alcançar uma otimização dos
investimentos em elementos mitigadores. Esse estudo representa uma preocupação com a
qualidade de vida daqueles que trabalham ou habitam nas zonas próximas da linha do metrô e
busca prevenir futuros problemas.