Estruturaçãp de um modelo de avaliação multicritério para a seleção de medidas de gerenciamento da mobilidade voltadas aos pólos geradores de viagens

Ano: 
2008
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Resumo: 
Os empreendimentos considerados Pólos Geradores de Viagens (PGV´s), pela natureza da(s) atividade(s) desenvolvida(s) ou pelo seu porte, geram e atraem um grande número de viagens a pé, por transporte coletivo e, principalmente, por transporte motorizado individual. Alternativas mitigadoras relevantes aos impactos ambientais, gerados pelo fluxo de veículos automotores, produzidos por PGV´s, implantados no ambiente urbano, são propostas visando a melhoria da qualidade de vida da população local e daquela que vive em sua área de influência. As grandes cidades brasileiras vêm desde muitos anos sofrendo com o crescimento da frota de veículos particulares que é colocada em circulação. Situações mais preocupantes são encontradas no trânsito das áreas centrais e outras áreas onde existem empreendimentos que também geram e atraem viagens com intensidade, ocasionando congestionamentos nos horários de pico, que geram altos níveis de poluição, acidentes de trânsito, dentre outros impactos que se refletem na qualidade ambiental urbana. As soluções para enfrentar os problemas decorrentes dos impactos causados pelo elevado número de viagens individuais motorizadas no ambiente urbano, são complexas, pois envolvem diferentes atores, com intenções e valores diversos e muitas vezes conflitantes. Objetiva -se nesta pesquisa estruturar um modelo de avaliação multicritério para a seleção de medidas de gerenciamento da mobilidade voltadas aos Pólos Geradores de Viagens no ambiente urbano, especificamente os estabelecimentos de ensino superior. A pesquisa aborda experiências de gerenciamento da mobilidade voltadas ao público alvo destes empreendimentos, já desenvolvidas em várias cidades. Pretende-se realizar um exemplo de aplicação, com a utilização de mapas cognitivos para estruturar o problema envolvendo vários decisores, através do público de alunos de um empreendimento de ensino superior privado localizado em área onde o tráfego gerado por este estabelecimento é causador de conflitos nas suas proximidades, e ainda se realiza este exemplo de aplicação junto a especialistas da área de transportes e trânsito do poder público municipal, em Salvador-BA.
Palavras chave: 
Gerenciamento da Mobilidade
Pólos Geradores de Viagens
Impactos ambientais
Mapas Cognitivos
Avaliação Multicritério, Sistema de Apoio à Decisão
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