Desenvolvimento de um Equipamento para o Estudo do Transporte de Poluentes Automotivos em Solos N√£o Saturados

Ano:
2006
Palavras chave:
Resumo:
<p>Este trabalho teve como objetivo principal o desenvolvimento de um equipamento para a determina&ccedil;&atilde;o experimental da curva caracter&iacute;stica de suc&ccedil;&atilde;o, e<br />a determina&ccedil;&atilde;o experimental da permeabilidade efetiva a fluidos imisc&iacute;veis em sistemas multif&aacute;sicos (tr&ecirc;s fases), especificamente gasolina, &aacute;gua e ar, enfocando-se as diversas propriedades envolvidas no fluxo multif&aacute;sico de fluidos em solos n&atilde;o saturados. Para tanto foi projetado, constru&iacute;do e colocado em opera&ccedil;&atilde;o, no Laborat&oacute;rio de Geotecnia Ambiental da Escola Polit&eacute;cnica da UFBA, um equipamento constitu&iacute;do de quatro perme&acirc;metros de parede flex&iacute;vel, sistema de medi&ccedil;&atilde;o de vaz&atilde;o nas tr&ecirc;s fases, sistema de aquisi&ccedil;&atilde;o de dados automatizado, sistema de aplica&ccedil;&atilde;o e controle de press&atilde;o em todas as fases de forma independente e sistema de aplica&ccedil;&atilde;o de vaz&atilde;o constante (bomba de fluxo).</p> <p>&Eacute; apresentado neste trabalho uma descri&ccedil;&atilde;o detalhada de todas as unidades componentes do equipamento desenvolvido, assim como os procedimentos adotados para a realiza&ccedil;&atilde;o dos ensaios, as dificuldades encontradas e as solu&ccedil;&otilde;es adotadas.</p> <p>Visando avaliar o funcionamento do equipamento desenvolvido, foram realizados testes de pr&eacute;-opera&ccedil;&atilde;o e aferi&ccedil;&atilde;o, com o solo sedimentar da forma&ccedil;&atilde;o<br />Barreiras.</p> <p>Os resultados dos testes realizados indicam que o equipamento desenvolvido e as t&eacute;cnicas experimentais implementadas podem se constituir em<br />importantes ferramentas para a obten&ccedil;&atilde;o de dados referentes a intera&ccedil;&atilde;o e transporte da gasolina, em solos n&atilde;o saturados.</p>