Análise do desempenho mecânico do gesso determinado por métodos dinâmicos

Ano:
Palavras chave:
Gesso; Métodos dinâmicos; Módulo de elasticidade;

Ensaios dinâmicos não - destrutivos são utilizados na determinação dos módulos de Young dos materiais. Neste trabalho, o objetivo é desenvolver um74a pasta de gesso com melhor comportamento físico-mecânico. Para isso, foram produzidas pastas com diferentes relações água/gesso (a/g) e com incorporação de dois aditivos superplastificantes diferentes de base tipo policarboxilatos. Estas foram submetidas a ensaios dinâmicos de excitação por impulso e propagação do ultrassom e os módulos de elasticidade determinados. Os resultados obtidos foram relacionados com as propriedades físicas determinadas experimentalmente. Observou-se que a relação a/g tem maior relevância nas características das pastas, quanto menor o fator a/g maior o módulo elástico encontrado e os aditivos empregados geraram propriedades diferenciadas nas pastas. A incorporação de aditivo superplastificante gera pastas de menor rigidez, ou seja, com maior deformabilidade. Portanto, o trabalho apresenta contribuições relevantes para a compreensão do comportamento mecânico de pastas de gesso.