ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO ÀS SUAS DEMANDAS POTENCIAIS: CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS
Ano:
2015
Autor:
Angélica Manina de Moraes Cunha Neta
Orientador:
Juan Pedro Moreno Delgado
Banca Examinadora:
Juan Pedro Moreno Delgado;
Cira Souza Pitombo;
Patricia Lustosa Brito;
Ilce Marilia Dantas Pinto;
Palavras chave:
Instituições públicas de Ensino Fundamental; ; sistemas de informações geográficas; ; Estimador de densidade (kernel). ;
Resumo:
Os padrões de uso do solo nas áreas urbanas fornecem informações que possibilitam
entender as características da mobilidade urbana na cidade a partir da análise da
localização e distribuição espacial dos polos geradores de viagens associados a estes
padrões. As instituições de ensino constituem-se polos geradores de viagens com motivo
estudo, viagens cotidianas concentradas no espaço e no tempo. Assim, a localização
concentrada de instituições de ensino pode vir a contribuir para a concentração das
demandas por viagens motorizadas, e por conseguinte, a saturação da rede de transporte
e rede viária, o que afeta diretamente o tempo de viagem e a qualidade de vida da
população nas áreas urbanas. As instituições públicas de Ensino Fundamental apresentam
demandas, que em sua maioria, são provenientes de famílias de baixa renda e que não
têm possibilidade de arcar com o custo do transporte público por ônibus. Portanto, a
localização das instituições públicas de Ensino Fundamental em uma cidade, deve
acontecer em função das origens das viagens com motivo de estudo, do contrário, muitas
crianças serão obrigadas a realizar longos deslocamentos a pé para chegar até a escola.
Entretanto, como saber se as localizações origem-destino apresentam-se a uma distância
de caminhada confortável em uma cidade? Sendo assim, o estudo tem por objetivo, o
desenvolvimento e aplicação de um método para a análise da distribuição espacial de
instituições públicas de Ensino Fundamental em relação às suas demandas potenciais na
cidade de Salvador, Bahia, contribuindo para o estado da arte, no que se refere a
determinação da melhor localização de novas instituições, ou relocação de vagas
escolares. Deste modo, o estudo toma como base a aplicação de técnicas de análise
espacial em ambiente de sistema de informações geográficas que possibilitam a criação
de uma método de análise da existência de desequilíbrios espaciais entre a localização de
instituições públicas de Ensino Fundamental, e a localização das demandas por instituições
públicas de Ensino Fundamental. As demandas foram delimitadas a partir do
desenvolvimento de uma método para a estimativa do número de estudantes do Ensino
Fundamental com dados do Censo IBGE (2010), e a oferta, foi estruturada a partir do
número de matrículas escolares do INEP (2012). Assim, o Estimador de Densidade Kernel
é utilizado para identificar as concentrações de demandas e de oferta. Álgebra de mapas
é aplicada com intuito de subtrair a oferta de ensino das demandas por ensino na cidade
de Salvador. Os resultados evidenciam áreas na cidade de Salvador com desequilíbrios
espaciais entre a localização de instituições públicas de Ensino Fundamental, e a
localização de suas demandas potenciais. Adicionalmente, as condições de
microacessibilidade peatonal são analisadas a partir de uma área com desequilíbrio
espacial entre oferta e demanda, identificando a existência de obstáculos, precariedade do
piso, e inclinações superiores a recomendada pela ABNT.