UFBA lança edital para contratação de Professores Visitantes na Pós-Graduação "stricto sensu"

Prezada(o)s Coordenadora(e)s Docentes de Programa de Pós-Graduação (Acadêmicos e Profissionais),

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançou nesta quinta feira, 30 de março, um edital para a contratação temporária de até 70 professores visitantes, visando ao fortalecimento de seus programas de pós-graduação e à evolução de sua busca por excelência acadêmica. Podem se candidatar pesquisadores que tenham título de doutorado, sêniores ou juniores, brasileiros ou estrangeiros.

“Este é um gesto de afirmação de valores essenciais da UFBA, no sentido de avançar na qualidade de sua pesquisa e na internacionalização da Universidade”, disse o reitor João Carlos Salles ao assinar o edital. “Com este programa a UFBA busca, mesmo nas atuais condições orçamentárias adversas das universidades federais, fortalecer a qualidade da sua pesquisa e pós-graduação", observou o pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação, Olival Freire Jr.

Com uma marca hoje forte de universidade socialmente inclusiva, a UFBA conta atualmente com 87 programas de pós-graduação, dentro dos quais se distribuem 135 cursos -- 52 deles de doutoramento --, reunindo 6.500 alunos. Os cursos espelham a qualidade da pesquisa e da pós-graduação existentes na UFBA em todas as áreas de conhecimento.

As candidaturas vão ser apresentadas pelos colegiados dos programas de pós-graduação e o edital na íntegra pode ser acessado clicandoaqui.