Palestra sobre Modelagem da Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra com o Prof. Rudiney Pereira da Universidade Federal de Santa Maria - RS

No dia 24/05 será realizada a Palestra sobre Modelagem da Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra com o Prof. Dr. Rudiney Soares Pereira da Universidade Federal de Santa Maria - RS.

Local: 6º andar.

Sala: 6.3.03

Horário: 11 horas.

Rudiney Soares Pereira, Engenheiro Florestal, Mestre em Engenharia Agrícola e Doutor pela Universidade Federal do Paraná na área de Manejo Florestal, Processamento de Imagens em 1995. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Publicou 33 artigos em periódicos especializados, 100 trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais. Possui 30 ítens de produção técnica. Participou de eventos no Brasil, Argentina e Chile. Orientou 16 monografias de especialização, 24 dissertações de mestrado, 1 de doutorado, co-orientou 18 de mestrado e 1 de doutorado, além de 9 trabalhos de graduação de Geografia e Engenharia Florestal. Foi Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura CREA-RS, por dois mandatos consecutivos entre os anos de 1993 e 1997. Interagiu com 149 colaboradores em autoria e co-autoria de trabalhos científicos. Os termos mais freqüentes no contexto de sua produção científica e tecnológica são: Sensoriamento Remoto, Processamento de Imagens, Recursos Florestais, Recursos Hídricos, Uso da Terra, Modelagem da Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra e Software Livre. Exerceu atividades de co-orientação e colaborador de pesquisas na UFPel (Universidade Federal de Pelotas) em Ciência do Solo, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) na Pós-graduação em Sensoriamento Remoto. Cooperação técnica com a EMBRAPA-CPACT, onde participou do desenvolvimento de um banco de dados geográficos para a Metade Sul do Rio Grande do Sul. É líder de Grupo de Pesquisa do CNPq, denominado Modelamento da Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra e participa como coordenador e colaborador de 5 projetos de pesquisa nessa área do conhecimento. Atualmente é Professor e Orientador nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, nível de mestrado e doutorado e, Programa de Pós-Graduação em Geomática, em nível de mestrado. Exerce ainda, as funções de Chefe do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Federal de Santa Maria, Conselheiro do Centro de Ciências Rurais, Conselheiro Editorial da Revista Geomática e Consultor Ad-Doc das Revistas Ciência Rural, Ciência Florestal, Ciências Naturais e Exatas e Série em Ciências Geodésicas.