O egresso do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPEC), Fernando Vieira Lima, foi classificado entre os 5 finalistas do Prêmio Jaime Gusmão promovido pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS).

A dissertação intitulada “Transporte de Contaminantes Oriundos da Água de Produção da Indústria Petrolífera em Solos Areno-argilosos Compactados” foi orientada pelo professor Dr. Sandro Lemos Machado. O trabalho foi desenvolvido em dedicação parcial entre os anos de 2016 e 2018.
Atualmente, Fernando é doutorando em Mecânica dos Sólidos na Lund University (Suécia) e estuda o comportamento hidromecânico das rochas através de tomografias de nêutrons de síncrontron.
O Prêmio ABMS - Jaime de Azevedo Gusmão Filho tem por objetivo geral incentivar e reconhecer contribuições relevantes de cunho socioambiental voltadas para a área geotécnica que se deram por meio de Dissertações de mestrado acadêmicas ou profissionais e teses de doutorado. A primeira edição do Prêmio ABMS Prêmio Jaime de Azevedo Gusmão Filho foi realizada este ano e contemplou Dissertações defendidas nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019.