I Workshop de Intercâmbio Científico - PROCAD - UFRGS - UFBA - UNICAMP

O “I Workshop de Intercâmbio Científico” ocorreu na tarde do dia 30 de outubro de 2017, com duração de 4 horas, na Sala 100 do prédio do Castelinho (NORIE), sob coordenação dos professores da UFRGS: Ângela Borges Masuero, Denise Dal Molin e Carlos Torres Formoso. Reuniram-se, para o conhecimento e divulgação do andamento e resultado das pesquisas relacionadas à área e Materiais e Tecnologias Construtivas, docentes e discentes das seguintes instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/PPGCI), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal da Bahia (UFBA/PPEC).

O evento é decorrente do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) e objetiva promover a formação de recursos humanos de alto nível, através de projetos conjuntos de pesquisa de média duração. Além disso, busca intensificar, também, o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras, criando condições para a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação.

Na ocasião, foram apresentados trabalhos da UFRGS/PPGCI, Unicamp e UFBA/PPEC. Os alunos do PPEC da UFBA apresentaram os seguintes trabalhos: i) Avaliação do comportamento mecânico de reparo com argamassa polimérica em vigas de concreto armado - aluno Otacísio Gomes; ii) Avaliação da degradação de fachadas de edificações - aluna Milena Borges e iii) Utilização de resíduos agroindustriais para produção de argamassa de reparo - aluna Samile Matos.

Estavam no evento também o Prof Jardel P. Gonçalves (Coordenador local do PROCAD-UFBA/PPEC), Prof Francisco Gabriel (UFBA/PPEC), Profa Gladis Camarini (Unicamp) e o aluno Rodrigo Geraldo (doutorado - Unicamp). Além disso, foram definidas pesquisas de interação entre equipes e instituições, a fim de consolidar e promover as redes de cooperação.

AttachmentTamanho
foto-procad-final.jpg141.76 KB