GPSustentável e a APAEB desenvolvem caixas d´agua aproveitando a fibra de sisal

O GPSustentável, grupo de pesquisa da Escola Politécnica - UFBA, e a APAEB de Valente estão desde abril desse ano desenvolvendo um projeto que pretende produzir caixas  d´agua e outros produtos aproveitando a fibra de sisal. A partir de investimentos em pesquisa básica financiada principalmente por CNPq, CAPES e FAPESB e, da associação com parceiros acadêmicos na UFBA, como os grupos de pesquisa Grupo de Energia e Ciência dos Materiais e, Morfologia e o grupo em Anatomia Vegetal no Nordeste e também parceiros externos como o LAMEM(USP-SC) e o PEC (COPPE-UFRJ) foi possível desenvolver tecnologia adequada a produção de tecidos estruturais a partir da fibra de sisal.

O desfio atual do trabalho é a transferência tecnológica que, num primeiro momento, permitiu chegar a primeira caixa d´agua usando uma tela de sisal e resina. Nos próximos dias, o produto estará na APAEB onde poderá ser vista e também testada.

 

Em 23 de novembro de 2011, mais uma edição do Seminário em Compósitos Verdes Avançados apresentará os recentes resultados e as futuras pesquisas do GPSustentável na linha de fibras vegetais.

Ver também:

http://www.apaeb.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=130:primeira-caixa-d-agua-e-feita-com-fibra-de-sisal&catid=36:noticias