Disciplina ENGL72 - TEAU em Construções Sustentáveis será ministrada por Professor convidado internacional

ENG L72 – Tópicos Especiais em Construções Sustentáveis – 34h (2 créditos)

1. 1.      Apresentação

Este semestre a disciplina ENG L72 – Tópicos Especiais em Construções Sustentáveis será ministrada em conjunto pela Prof. Dayana Costa e pelo Prof. Javier Irizarry da Georgia Institute of Technology – Atlanta-Geogia-EUA, iniciando o processo de internacionalização do programa de pós graduação. O Prof. Javier Irizarry ministrará as aulas em Espanhol, mas se for preferível pela maioria, poderá ser em inglês.

Os alunos que atuam na linha de pesquisa de Tecnologia e Gestão das Construções são fortemente indicados a realizar esta disciplina.

1. 2.      Professor Convidado

Dr. Javier Irizarry, P.E. is an Assistant Professor in the School of Building Construction at Georgia Institute of Technology-Atlanta-Georgia-USA. He is the Director of the CONECTech Lab which mission is to establish the framework for developing next generation technology enhanced solutions to construction environment problems by incorporating the cognitive processes of the human component of construction operations. Dr. Irizarry’s research interests include construction safety, HCI issues in mobile applications for AEC information access, Situation Awareness driven information system design, interactive visualization systems for AEC education, role-based decision support systems, and Unmanned Aerial Systems applications in AEC.

1. 3.      Objetivos

Discutir e aprofundar conceitos de gestão das construções com foco no uso de tecnologia da informação da construção para controle e monitoramento de obras.

1. 4.      Conteúdo da Disciplina

1-BIM for Traditional CM Applications (scheduling, estimating, safety, supply chain): Applications from research and possible demo using Synchro

2-Mobile and wearable devices and the use of Augmented Reality in AEC+FM: The case of FM. Including the potential applications of Google GLASS for documenting and communication

3-Unmanned Aerial Systems (Drones) for potential construction and infrastructure applications.

1. 5.      Metodologia

Discussão prévia de artigos selecionados para disciplina (Março e Abril) – 6h (a combinar) – Prof. Dayana Costa

Curso intensivo de uma semana em Maio (previsto de 26 a 30 de Maio, 3h por dia) – 15h – Prof. Javier Irizarry

Realização de trabalho prático com uso de aplicativos (Junho)– 13h