Atenção!!!! Novas datas do o Curso de Extensão GEOPROCESSAMENTO E DINÂMICA URBANA: SIG e Segurança Pública

Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão GEOPROCESSAMENTO E DINÂMICA URBANA: SIG e Segurança PúblicaObjetivos :a. Fornecer conhecimentos que viabilizem o acesso rápido e espacialização dos dados associados aos problemas de segurança pública, fazendo uso de um Sistema de Informação Geográfica livre.b. Desenvolver análises espaciais visando compreender as relações de causalidade e os padrões de concentração destes eventos.Conteúdo:1. Introdução: Sistemas de Informação Geográfica – SIG e conceitos básicos de cartografia.2. Conceitos práticos de SIG: projeções, manipulação de camadas, edição, consulta, etc.3. Classificação das informações e construção de mapas temáticos.4. Importação de dados GPS para SIG.5. Análise espacial no SIG / Estimador de densidade Kernel simples e ponderado.6. Transformação de arquivos de formato vetorial para o formato raster ou matricial.7. Análise de problemas de Segurança Pública a partir de uma abordagem multicritério. Estudo de caso: áreas com maior potencial para a ocorrência de roubos no transporte público por ônibus.Carga horária :24 horas / aula distribuídas em 4 encontros de 6 horas.Datas:

✅Quarta-feira dia 16/10/2019 das 9h00 às 16h00 ✅Quinta-feira dia 17/10/2019 das 9h00 às 16h00 ✅Quarta-feira dia 23/10/2019 das 9h00 às 16h00 ✅Quinta-feira dia 24/10/2019 das 9h00 às 16h00

Instrutores:

Prof Juan Pedro Moreno Delgado, DSc.

Possui graduação em Arquitectura Urbanismo y Diseño Industrial - Universidad Nacional Federico Villarreal (1986), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professor e pesquisador do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodesia da Universidade Federal da Bahia e Docente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil na Escola Politécnica da UFBA. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade sustentável, gestão da mobilidade urbana, planejamento de transporte e uso do solo, dinâmica urbana e análise espacial por geoprocessamento.

Profa Marcella Sgura Viana, MSc.

Possui graduação em ciências ambientais - Università di Bologna (2001) - Itália e Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Brasil. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em mobilidade sustentável, Engenharia de Transportes, Geoprocessamento aplicado à Transporte, atuando principalmente no seguinte tema: logística urbana. Atualmente é professora e pesquisadora pela UFBA, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes e Geodesia.

Investimento R$ 400,00 (R$ 250,00 estudante)

Numero de Vagas

16 alunos

Laboratório CETRAMA, Escola Politécnica, sexto andar.

e-mail: ppec@ufba.br

Telefone: 71 3283.9880

Procedimento de Inscrição

Realizar pré-inscrição preenchendo o formulário online:

Para confirmar sua Inscrição, você deve:

1. Realizar depósito bancário (R$400,00 - profissional, R$250,00 - estudante de graduação ou pós-graduação) na conta: Banco Bradesco, nº 237, Agência: 7125-0; Conta Corrente: 145008-5, CNPJ: 15.255.367/0001-23 Fundação Escola Politécnica da Bahia;

2. Fazer o download da ficha disponível ao final dessa página;

3. Preencher a ficha em todos os seus campos e enviar juntamente com o comprovante de depósito identificado ou comprovante de transferência eletrônica para os e-mails: cristiane@fepba.org.br  , barbara@fepba.org.br  , ppec@ufba.br

Escrever no assunto do e-mail: Curso de extensão GEOPROCESSAMENTO E DINÂMICA URBANA

Instrutores:
Prof Juan Pedro Moreno Delgado, DSc.

Profa Marcella Sgura Viana, MSc.

Investimento R$ 400,00 (R$ 250,00 estudante)

Numero de Vagas
16 alunos

Laboratório CETRAMA, Escola Politécnica, sexto andar.

e-mail: ppec@ufba.br
Telefone: 71 3283.9880

Procedimento de Inscrição
Realizar pré-inscrição preenchendo o formulário online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScl248Yk152aWZP49InfVEdydNLbNl6kIHktBPaMov1t4KE_A/viewform
Para confirmar sua Inscrição, você deve:
2. Fazer o download da ficha disponível ao final dessa página;

AttachmentTamanho