Apresentação de Seminário de Pesquisa: Proposta de um Método para Rotas Cicláveis Integradas ao Transporte Público

Local:
CETRAMA

Data :
08/29/2013 - 17:00

Resumo:

A integração da bicicleta com o transporte público é pouco estudada no Brasil. Na área de planejamento de transportes, verifica-se a ausência de um método para rotas cicláveis integradas que trate da percepção do ciclista, relativa às questões que influenciam seus deslocamentos. Diante disso essa pesquisa busca contribuir no preenchimento de lacunas de material técnico/científico no Brasil, promovendo a mobilidade urbana sustentável através do uso de modos de transporte não motorizados, particularmente o uso da bicicleta. O objetivo principal neste estudo consiste em elaborar um método para seleção da “melhor” rota ciclável integrada ao transporte público. A referência, neste trabalho, será os modelos de nível de serviço para bicicleta com uso da percepção do ciclista na definição de atributos que possam assegurar que esse trajeto é o que mais atende aos critérios definidos pela técnica e por seus usuários, sendo validados através de pesquisa qualitativa com técnica de Grupo Focal. O desenvolvimento da pesquisa será realizado em cinco fases a partir da revisão bibliográfica que abordará os seguintes enfoques: mobilidade urbana sustentável, rede cicloviária, os modelos de nível de serviço para bicicleta, método de análise multicritério e técnica de grupo focal. A primeira fase é a aplicação da técnica de grupo focal com ciclistas para escolha de atributos, relativos à qualidade de rotas cicláveis, tanto baseados na literatura como também da experiência apresentada pelo grupo. Essa etapa encontra-se em fase de finalização do recrutamento dos ciclistas para formação dos grupos e reunião. A segunda é a construção da rede correspondente às principais rotas existentes que oferecem acesso aos usuários ciclistas, moradores na região, até a estação de transporte público. Esta rede está sendo confeccionada através de bases geográficas elaboradas pela Prefeitura de Salvador e Governo do Estado da Bahia, que permitem perceber os eixos das ruas da cidade delimitada pela área de estudo. Para a elaboração dessa rede está sendo usado o software MAPTITUDE. Até o momento já se fez o recorte da área de estudo e o mapeamento de parte da rede. A terceira será a filmagem de rotas, na área de estudo, a partir da rede e dos atributos escolhidos e apresentados no grupo focal. A quarta fase será a realização de uma simulação com apresentação de vídeo das rotas filmadas, com a participação de ciclistas para se definir quais os critérios que serão eleitos para uma rota integrada ao transporte publico. A quinta fase será a geração de mapas com rotas a partir desses critérios levantados E por ultimo, a avaliação das alternativas de rotas cicláveis integradas ao transporte público para escolha da “melhor” rota através do Método de Análise Multicritério com o uso do software Expert Choise, que será aplicado aos especialistas em mobilidade urbana e aos ciclistas. A aplicação da metodologia será através de um caso de estudo em Salvador, na região da Estação Mussurunga, que foi escolhida em função da demanda de ciclistas existentes em seu entorno que foi registrada nas três pesquisas (RIBEIRO, 2004, CONDER, 2009 e UFBA-CNPQ, 2011) realizadas em Salvador no período de 2004 a 2011 e principalmente pela demanda potencial para a integração com o transporte público identificada na última desta pesquisa realizada pela UFBA-CNPQ, 2011. Como resultado desse estudo espera-se apresentar um método que venha colaborar com futuras pesquisas que objetivem a inserção da intermodalidade do modo não motorizado, bicicleta, com o  transporte público com rotas de acesso adequadas e atrativas.

 

Palavras-chave: Mobilidade urbana sustentável. Nível de serviço para bicicletas. Percepção do ciclista. Método de Análise Multicritério.