Apresentação de Seminário de Pesquisa: PROPOSIÇÃO DE CRITÉRIOS COMPLEMENTARES PARA CONCESSÃO DE OUTORGA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. ESTUDO DE CASO: POLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI

Local:
Sala de vídeo Conferência, 6} andar, Escola Politécnica

Data :
10/27/2016 - 08:00

Resumo:

O objetivo deste trabalho é propor e avaliar critérios complementares para determinação de vazões outorgáveis para águas subterrâneas na região do entorno do Complexo Industrial de Camaçari, dentro do sistema de aquífero Marizal/São Sebastião.

O estudo prevê a revisão dos aspectos hidrogeológicos e das ferramentas utilizadas para outorga de poços na região de Camaçari, buscando propor uma metodologia técnica de avaliação mais abrangente e completa para as outorgas de água subterrânea.

Para elaboração do estudo proposto será realizada uma revisão bibliográfica de publicações sobre gestão de águas subterrâneas no Estado da Bahia e Brasil, buscando identificar os principais problemas relacionados a essa gestão e sua aplicabilidade na região do entorno do Complexo Industrial de Camaçari.

A questão básica é que, tecnicamente, não há consenso entre as autoridades outorgantes em relação aos critérios de outorga para águas subterrâneas. O pressuposto é que o entendimento das questões técnicas, ambientais, legais e políticas são necessários à evolução do processo de gestão de águas subterrâneas no Brasil.