Apresentação de Seminário de Pesquisa: PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PREVENÇÃO AOS RISCOS GEOLÓGICOS EM ENCOSTAS UM ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE DE PADRE HUGO, NO BAIRRO DE CANABRAVA, SALVADOR - BA

Auditório Lourenço costa

12/21/2010 - 15:00

Este projeto de pesquisa propõe-se a discutir a relevância da percepção ambiental e da educação ambiental como caminhos para a construção de conhecimentos sobre o meio ambiente, tendo como conseqüência uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos relacionados à prevenção de riscos geológicos nas encostas de Salvador, com base num estudo de caso na comunidade de Padre Hugo, no bairro de Canabrava, no período de 2005 a 2010.  A relevância deste objeto de estudo se explicita quando se constata que, a formulação de políticas públicas voltadas para a questão ambiental em nossa cidade, e em especial à questão de riscos, pouco leva em consideração os fatores preventivos relacionados à educação e muito menos à percepção que cada comunidade tem do seu ambiente mais próximo, onde as suas relações cotidianas acontecem – o bairro, a localidade, a rua. O referencial metodológico desse trabalho teve como base a pesquisa qualitativa, com um universo delineado a partir dos objetivos específicos a serem alcançados. Os principais instrumentos de pesquisa foram entrevistas e questionários, com perguntas abertas, outras fechadas e/ou relacionadas, complementada por grupo focal e pela história oral. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o papel dos estudos de percepção ambiental nas estratégias e práticas de educação ambiental na prevenção de riscos.