Apresentação de Seminário de Pesquisa: MONITORAMENTO DE EROSÃO POR IMAGENS A CURTA DISTÂNCIA.

Laboratório de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto

09/01/2017 - 14:00

Os solos são um recurso estratégico, não renovável, de alta importância social, econômica e ambiental, e sua erosão superficial representa um significativo problema. O estudo deste fenômeno exige medições precisas da superfície do solo. A fotogrametria digital é proposta neste trabalho como uma técnica eficaz para tais medições, no contexto da escala do estudo experimental. Este projeto de pesquisa tem como objetivo a proposição de um estudo acerca da avaliação do potencial do veículo aéreo não tripulado (VANT) ou RPA (Remotely Piloted Aircraft), como plataforma na obtenção de dados para monitoramento de erosão, através da elaboração de uma metodologia para monitorar processos erosivos oriundos de ravinas e voçorocas, com geração de ortofoto e um modelo digital de elevação, proporcionando condições de se executar medidas precisas de parâmetros de comprimento, área e volume para a quantificação do processo erosivo. Assim, pretende-se fornecer subsídios técnicos para o planejamento e elaboração de planos de recuperação nas áreas afetadas. Devido ao crescente interesse em monitorar regiões propícias à erosão, existe uma demanda crescente de utilização RPA, dado seu rápido e eficiente método de levantamento que combina a aquisição de dados com informações adicionais, como imagens orbitais e/ou terrestres, ortoimagens e modelos digitais de elevação.

Palavras-chave: RPA. UAV. Erosão. Fotogrametria