Apresentação de Seminário de Pesquisa: LOCALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS EDUCATIVOS E TIPOLOGIAS PEDAGÓGICAS EM FUNÇÃO DOS PERFIS DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE:

CETRAMA UFBA

07/04/2019 - 09:30

Este projeto de pesquisa refere-se ao estudo da localização e acessibilidade para os serviços públicos de educação fundamental, visando desenvolver uma proposta metodológica dirigida a analisar de forma integrada a lógica funcional e a distribuição espacial dos equipamentos de educação pública, considerando neste contexto o seu acesso por meio de soluções de mobilidade sustentável e de transporte e uso do solo. Visa também apresentar uma abordagem integrada de transporte e uso de solo, mais concretamente sobre como a dispersão urbana descontrolada impacta fortemente os serviços públicos, especificamente as escolas de nível fundamental, aumentando deslocamentos e criando rotas irregulares de transporte escolar municipal fretado, causando um desempenho ruim destas redes, o que colabora com o aumento da segregação social. Como Objetivos Específicos, busca-se desenvolver uma metodologia relativa ao planejamento da distribuição de equipamentos de ensino considerando uma abordagem integre as formas de acesso mais sustentáveis em torno de mobilidade e acessibilidade. Busca-se também propor estratégias e/ou soluções de mobilidade sustentável que atendam as demandas potenciais específicas em função dos perfis de mobilidade e acessibilidade de cada etapa pedagógica. Este trabalho possui como objeto de pesquisa a localização dos equipamentos de ensino, as diversas tipologias pedagógicas educacionais associadas e as soluções de mobilidade utilizadas para o acesso a estes equipamentos. Esta pesquisa em termos de modalidade e tipo se propõe a ser de caráter Exploratória e aplicada, e quanto a abordagem busca traduzir em números as informações coletadas para serem classificadas e analisadas utilizando para isso técnicas de análise espacial.