Apresentação de Seminário de Pesquisa: IOT E GIS: UMA ARQUITETURA INTEGRADA PARA GESTÃO CONTRA INCÊNDIOS EM SMART CAMPUS

Departamento de Construção e Estruturas

09/06/2019 - 09:00

A Internet of Things (IoT) está levando inúmeros benefícios para a vida humana através do ambiente em que os serviços inteligentes são fornecidos para realizar todas as atividades em qualquer lugar e a qualquer momento. Com o crescimento massivo dos grandes conjuntos de dados dinâmicos, a aplicação de novos métodos para integração de tecnologias torna-se mais diversificados do que antes. Neste sentido, o Geographic Information System (GIS) aparece como uma plataforma acessível para muitas áreas de conhecimento, pois pode usufruir destes dados, tendo em vista que os métodos de gerenciamento e/ou monitoramento das cidades requerem uma múltipla fusão de informações, possibilitando inteligência e eficiência aos serviços prestados. Este trabalho fundamenta e demostra o desenvolvimento de uma arquitetura de sistemas de captura e transmissão de dados em tempo real para monitoramento contra incêndios de edificações em campus universitários, buscando assim, uma otimização quanto aos processos de gerenciamento, que envolve o resgate de vítimas, veracidade das ocorrências, emissão de alertas e um combate mais eficiente contra o fogo. O trabalho foi desenvolvido mediante um aporte teórico sobre o tema e da realização de experimentos práticos. Os aspectos teóricos permeiam acerca dos fundamentos das Smart Cities, Tecnologias da Informação e Comunicação, IoT e GIS. Os experimentos realizados permitiram demonstrar as potencialidades desta integração tecnológica.
Palavras-