Apresentação de Seminário de Pesquisa: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BA: UM NOVO CENÁRIO PARA O RESÍDUO DO GESSO – A RECICLAGEM

Local:
SALA 6305

Data :
12/08/2011 - 13:00

Resumo:

Este projeto de pesquisa propõe-se a discutir o problema da geração dos resíduos da construção civil como um caminho para a construção de conhecimentos sobre os problemas ambientais urbanos.  A construção civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, mas, por outro lado, apresenta-se como grande geradora de impactos ambientais, quer pelo consumo de recursos naturais, quer pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos. O Gerenciamento de resíduos da construção civil é de grande importância para o meio ambiente e a saúde pública. Um manejo inadequado desses resíduos gera uma série de problemas, tais como a contaminação do solo, do ar e da água, o aumento da proliferação de insetos e roedores pelo descarte indevido dos rejeitos. Um gerenciamento inadequado pode representar uma coleta mal planejada, que por sua vez poderá gerar prejuízos no transporte e na disposição final dos resíduos. O objetivo desse trabalho é realizar um estudo de caso mediante pesquisa exploratória junto aos principais atores do gerenciamento de resíduos da construção civil para avaliar a percepção desses sobre a possibilidade de reciclagem ou reuso do resíduo de gesso a partir a nova legislação do CONAMA – a resolução 431/2011. O referencial metodológico para este trabalho terá por base a pesquisa qualitativa, com um universo delineado a partir dos objetivos específicos a serem alcançados. Os principais instrumentos de pesquisa serão entrevistas e questionários, com perguntas abertas e fechadas. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a percepção ambiental nas estratégias e praticas do gerenciamento de resíduos da construção civil, principalmente o gesso.

 

 

Palavras- chave: Impactos Socioambientais, Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, Resíduo do Gesso, Reciclagem, Reuso, Resolução CONAMA 307/2002, Resolução CONAMA 431/2011.