Apresentação de Seminário de Pesquisa: A FRAMEWORK FOR ADOPTING BIM AND SIMULATION- BASED APPROACH TO MANAGE TRANSPORTATION ACTIVITIES FOR REDUCING TRANSPORTATION WASTE AT CONSTRUCTION SITES

Georgia Institute of Technology (School of Building Construction)

07/22/2019 - 10:00

Muitos dos problemas que causam baixa produtividade nos canteiros de obras relacionados a problemas de tempo e espaço são devidos ao ineficiente fluxo e ao planejamento da logística de construção. Um dos principais princípios para a otimização da logística de construção consiste em eliminar as áreas problemáticas e reduzir ao mínimo, ou eliminar completamente, as atividades que não agregam valor, como sugerido pela filosofia Lean desenvolvida na indústria da manufatura. No entanto, o planejamento da produção de construção não leva em consideração atividades que não agregam valor, como transporte, estoque e atividades de espera. Para gerenciar esse tipo de atividade, as simulações computacionais podem trazer benefícios positivos, evitando a simplificação dos sistemas tradicionais de controle. Este estudo e está focado em dois tipos de simulações: Building Information Modeling (BIM) e Simulação Discreta de Eventos (SED).

O objetivo desta tese de doutorado é desenvolver uma estrutura para gerenciar atividades de transporte com visando reduzir as perdas por transporte em canteiros de obras usando as abordagens BIM e SED. A presente pesquisa está sendo realizada através da estratégia de pesquisa Design Science Research (DSR), que está relacionada ao desenvolvimento e avaliação de artefatos para resolver problemas do mundo real. O artefato desta tese consiste na estrutura proposta, que está sendo desenvolvido e aprimorado ao longo de três ciclos de implementação e avaliação em diferentes canteiros de obra de acordo com as especificidades de cada projeto de construção. Cada ciclo de aprendizagem foi dividido em três fases: coleta de dados, simulação e análise de resultados. Cada estudo foi orientado principalmente para resolver o problema local. Após cada estudo, o conhecimento foi transferido para contextos semelhantes com base na reflexão e análise de casos cruzados. Atualmente a pesquisa está no terceiro ciclo de aprendizagem.

Os resultados dos três ciclos de aprendizagem desta pesquisa são apresentados e discutidos individualmente, divididos nas três etapas da implementação. Na primeira etapa de cada ciclo, durante a coleta de dados, o problema prático foi identificado e compreendido. O segundo passo diz respeito à análise do resultado das simulações e sua avaliação em cada ciclo. O último passo centra-se na identificação das principais contribuições através da análise dos resultados de cada ciclo para o desenvolvimento do artefacto desta DSR.

Com base nos resultados preliminares obtidos e na revisão bibliográfica anterior, foi desenvolvido uma estrutura conceitual com o objetivo de compreender os conceitos e variáveis para o planejamento e controle das atividades de transporte. Além disso, foi criada uma arquitetura de software visando o entendimento da solução computacional a ser adotada para as simulações.