Apresentação de Seminário de Pesquisa: Efeitos da Urbanização Sobre os Padrões de Vento.

Labgeo - Departamento de Transportes

08/19/2011 - 14:00

A cidade de Salvador teve seu crescimento urbano intensificado de forma desordenada, o  que  resultou  na  substituição  de  áreas  verdes  por  uma  zona  urbana  edificada,  alterando  o relevo,  impermeabilizando  o  solo,  diminuindo  a  participação  do  fluxo  de  calor  no  solo, alterando  o  balanço  de  energia  e  modificando  a  circulação  do  ar.  Como  resultado,  essas mudanças locais causadas por edificações e ocupações inadequadas acarretam alterações no clima e no conforto urbano. Neste  projeto  busca-se  identificar  os  padrões  de  vento  para  áreas  representativas  da fachada  sudeste  do  município  de  Salvador,  influenciados  pela  urbanização,  através  de simulação  computacional.  O  trabalho  utilizará  como  principais  parâmetros  de  entrada  para simulação:  a  topografia,  a  ocupação  urbana  e  o  vento  a  superfície.  A  topografia  será reproduzida  por  um  Modelo  Digital  de  Terreno.  A  ocupação  urbana,  por  sua  vez,  será representada  pelo  parâmetro  comprimento  de  rugosidade  (z 0 ),  determinado  por  método morfométrico  aliado  à  classificação  de  imagens  de  satélite  Landsat  e  a  aplicação  destas técnicas permitirá a criação de um Modelo Digital de Elevação paramento de entrada para a simulação computacional. Já a caracterização do vento será abordada através da climatologia dinâmica e dos dados de velocidade e direção do vento de três estações meteorológicas fixas localizadas  em  áreas  distintas  na  cidade  de  Salvador  e  do  vento  geostrófico,  extraído  de sondagens  do  Aeroporto  Internacional  de  Salvador,  baseando-se  na  seleção  de  episódios capazes de demonstrar as particularidades dos fenômenos da circulação atmosférica em escala local.  A  partir  da  coleta  e  tratamento  dos  dados  de  entrada  do  WindMap TM   serão  feitas simulações, comparando o comportamento do vento considerando a influência da topografia e analisando  o  efeito  da  ocupação  urbana.  Como  resultado,  espera-se  observar  a  variação  da direção  e  velocidade  do  vento  diante  da  evolução  da  cidade,  buscando  um  melhor entendimento dos mesmos para que atividades de planejamento urbano possam ser melhores organizadas.  Espera-se  também  que  esse  estudo  auxilie  a  trabalhos  futuros  como  base  de informações na avaliação das tendências de mudanças climáticas locais e conseqüentemente globais.