Apresentação de Seminário de Pesquisa: COMPÓSITO DE GESSO REFORÇADO COM MANTA DE SISAL

MEAU

08/01/2014 - 08:00

O gesso é um aglomerante importante na indústria da construção civil, encontrado em abundância e com alta pureza na região nordeste do Brasil e seu processo de produção gera menor impacto ao ambiente que outros aglomerantes. Entretanto, o gesso é um material cerâmico de ruptura frágil, isto é, sofre ruptura sem, previamente, ter deformações plásticas significativas. A fragilidade tem sido reduzida com a introdução de fibras de vidro. As fibras vegetais tem potencial no que se refere ao desempenho mecânico para substituir fibras sintéticas em variadas aplicações. A pasta de gesso em estado fresco possui características de fluidez medidas por técnicas empíricas e que não quantificam totalmente o comportamento do material. A partir do estudo das características reológicas do gesso, é possível compreender os efeitos da cinética de sua reação, controlando seu tempo de pega e reduzindo a geração de resíduos por rápido endurecimento. O objetivo deste trabalho é verificar o comportamento reológico obtendo parâmetros determinantes na caracterização do gesso tais como, a tensão de cisalhamento relacionada com a viscosidade e a tensão de escoamento. Nesse contexto, uma pasta de gesso com relações água/sólido 0,50 e teor de incorporação de aditivo de 3,5% vai ser verificada experimentalmente através do ensaio squeeze-flow e do uso de um reômetro de movimento rotacional coaxial. Espera-se verificar a influência das variáveis acima mencionadas na determinação dos parâmetros reológicos em pastas de gesso. O objetivo desse trabalho é avaliar o compósito com matriz de gesso associado à manta de sisal, buscando obter um material com elevado teor de fibras. O comportamento mecânico desse material foi verificado através de ensaios de resistência à flexão, à tração por compressão diametral, de arrancamento e por determinação do módulo de elasticidade por ensaios dinâmicos e não-destrutivos com a análise de frequência natural vibração, do amortecimento e da velocidade de propagação de pulso ultrassônico. Com o reforço da matriz de gesso com manta de sisal, obteve-se um compósito com elevado teor de fibra, elevada tenacidade e aumento do ciclo de vida da placa de gesso.