Apresentação de Seminário de Pesquisa: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÉRMICO DE FACHADAS DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA REFORÇADAS COM TELAS

Departamento de Construção e Estruturas

08/08/2016 - 14:00

É muito comum o aparecimento de patologias em revestimento de argamassa emfachadas, devido à imcompatiblidade de materiais empregados, forma e execução eprincipalmente por conta de variações térmicas. As tensões ocorridas no sistema derevestimento provocam fissuras que comprometem a estanqueidade da estrutura. Dentrodeste contexto, as telas utilizadas como reforço da camada de revestimento tem setornado um excelente aliado na prevenção e redução de fissuras, pois podem absorver astensões que surgem no sistema devido à variação térmica, incompatibilidade demateriais empregados, elevada espessura de revestimento ou até mesmo por erros deexecução. No entanto, o uso da argamassa armada ainda carece de uma padronização detécnicas de execução e de estudos para avaliar sua funcionalidade quando submetido àvariação de térmica. Contudo, esta pesquisa busca avaliar o comportamento e aincidência de fissuras dos revestimentos reforçados com telas, submetidas à variaçãotérmica, visando em contribuir para o conhecimento do desempenho e docomportamento das telas nos revestimentos argamassados. Para tanto, serão construídosprotótipos de fachadas revestidos com reboco reforçado com telas, submetidos a umavariação de temperatura, para avaliar o comportamnto térmico através da termografiainfravermelha e analisar a incidência de fissuras através de mapeamentos. Além disso, aresistência à compressão será avaliada em prismas produzidos da mesma forma dosprotótipos, também submetidos à variação de temperatura. Para análise, primeiramenteserá necessário à realização da caracterização dos materiais através de ensaios físicos emecânicos e avaliar o comportamento mecânico das argamassas com telas por meio deensaios de compressão axial, flexão, cisalhamento, tração por compressão diametral emódulo de elasticidade dinâmico. Simulações computacionais utilizando elementosfinitos para observar as solicitações ocorridas nos protótipos devido à variação térmica,serão realizadas como análise de comparação dos resultados encontradosexperimentalmente. Portanto, espera-se que os revestimentos reforçados com telasobtenham desempenhos satisfatórios para resistir à variação de temperatura que foramsubmetidos, garantindo funcionalidade suficiente para serem aplicadas na construçãocivil.