Apresentação de Seminário de Pesquisa: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO REPARO COM ARGAMASSA POLIMÉRICA EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO

Sala de Reunião do DCE - EPUFBA

08/18/2017 - 13:30

A perda do desempenho das estruturas de concreto armado está diretamente associada ao aparecimento de patologias. Sua recuperação depende tanto da escolha de um procedimento quanto da escolha de um material de reparo adequado. O reparo e reforço de concreto armado são atividades que vem apresentando relevante importância na história da construção civil pelo aumento do volume e necessidade de trabalho nessa área. A eficácia do reparo pode ser estabelecida em termos de sua capacidade para restaurar a integridade estrutural de um elemento de concreto. A construção civil tem como tendência utilizar cada vez mais sistemas que garantam a proteção às estruturas de concreto, o que tem contribuído para o incremento do surgimento de novos produtos e métodos de execução. Logo, esse trabalho tem como objetivo geral avaliar o desempenho do reparo em estruturas de concreto armado submetido à flexão. Os materiais de reparo utilizado foi argamassa polimérica que esta disponível no mercado e uma argamassa álcali ativada. Na análise de desempenho foi discutido principalmente: a aderência da argamassa no substrato, utilizando dois processos avaliativos, o primeiro usando a tração na flexão e o segundo método de cisalhamento direto; a influência da geometria, da extensão e da espessura do reparo no comportamento estrutural. Para tanto, foram confeccionadas vigas de pequeno e grande porte que em seguida foram reparadas e submetidas à resistência à tração na flexão. Os resultados indicam que existe uma influência da geometria e topo de argamassa no desempenho do reparo.