Apresentação de Seminário de Pesquisa: ANÁLISE ESPACIAL DAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE MICROACESSIBILIDADE E INTEGRAÇÃO MODAL
Local:
CETRAMA, Depto. Transportes, sexto andar
Data :
03/14/2011 - 16:30
A dinâmica dos espaços urbanos, da atualidade, vem reproduzindo reflexos
negativos nas condições de deslocamentos dos indivíduos que habitam as grandes
cidades. Os planejamentos urbanos inadequados, que foram desenvolvidos em
favor da modernidade imposta pelos interesses político-econômicos, encaram a
circulação através de modos não motorizados (NM), e pé e bicicleta, como meios de
transportes defasados e de baixo status, se distanciando também dos princípios da
sustentabilidade. Este cenário compromete a microacessibilidade, que é a facilidade
de se ter acesso direto aos veículos ou destinos desejados, o que
consequentemente afeta também a interatividade de o indivíduo andar a pé ou de
bicicleta com outros modos de transporte. A proposta principal desta pesquisa é
perceber o papel da microacessibilidade, condicionando o desempenho dos modos
de transporte NM e impactando por sua vez a forma como a integração físicoespacial
é materializada na Rede de Transporte Público, considerada ser esta uma
inter-relação de extrema importância na definição das políticas que permeiam a
Mobilidade Urbana Sustentável. A construção do referencial bibliográfico permitiu a
identificação de fatores julgados como influenciadores das condições de acesso e de
interação dos pedestres e ciclistas quando estes se dirigem quotidianamente às
estações de transporte público. Por conseguinte, foram ponderados e priorizados
estes fatores e seus respectivos indicadores através da Matriz de Prioridade de
acordo com a percepção de especialistas e/ou estudiosos, profissionais atuantes na
luta pela acessibilidade universal e pessoas que fazem o percurso até estações de
transporte pelo modo NM. Finalmente foi eleita a Estação da Lapa, localizada no
Centro Tradicional de Salvador-BA como área de estudo. Os resultados obtidos
servirão de subsídio para a realização de avaliações qualitativas e/ou quantitativas
loco
estação. Estas avaliações permitirão a construção de mapas que representem a
situação existente nestas rotas para cada fator analisado e, a partir do cruzamento
destes, a confecção de um mapa de atrito onde será possível perceber os trechos
que oferecem maior impacto ao deslocamento NM, identificando cenários passíveis
de serem considerados em políticas intervencionistas.
indas principais rotas utilizadas pelos usuários do modo NM para acesso à
Palavras-chave:
microacessibilidade; mobilidade urbana sustentável; nãomotorizados.