Apresentação de Projeto de Pesquisa: SELEÇÃO DE INDICADORES DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL PARA SISTEMA CARSTICO E SEMIÁRIDO NA MICRORREGIÃO DE IRECÊ BAHIA.

Sala de Video Conferência à ser reservada pelo MEAU

01/30/2014 - 14:00

Este estudo se propõe à elaboração de uma seleção de fenômenos ambientais apropriados para a composição de Indicadores de Vulnerabilidade Ambientais especificos para o contexto da microrregião de Irecê Estado da Bahia inserida nas bacias do Rio Verde e Jacaré. Justifica-se por se tratar de compartimento geomorfoclimático que combina diversas características ambientais tanto adversas quanto atrativas ao assentamento humano e desenvolvimento econômico.

O agravamento das subsidências de dolinas na região tornou-se um conflito associado ao uso da água subterrânea cujo caso destacado neste estudo será a cidade de Lapão, situada na bacia do rio Verde e edificada sobre um de seus afluentes subterrâneos, o Rio Juá. Escolhida por ser emblemática e reunir todas as problemáticas potencializadas em grau elevado para diversas vulnerabilidades.

Reiterando que existe carência de estudo, no nível microrregional, que integre as diversas causas do agravamento dos problemas ambientais para formar um conjunto racional de fatores sobre os quais se possa estabelecer melhor planejamento das intervenções estruturantes e remediadoras.

Os indicadores de vulnerabilidade ambiental propostos visam auxiliar a composição do cenário de desenvolvimento regional sustentável pela tradução das manifestações conjuntas dos fenômenos naturais e antrópicos apontando as relações de causas e efeitos entre si para que fatores mais intervenientes sejam conhecidos e verificados quanto à possibilidade de gestão.