Apresentação de Projeto de Pesquisa: MOVIMENTAÇÃO DE CARGA NA CONSTRUÇÃO CIVIL DA BAHIA

Dep. Construção e Estruturas

01/31/2014 - 14:00

A indústria da construção civil está em constante mudança caracterizada por uma variabilidade na produção associada a sistemas e técnicas construtivas inovadoras, entretanto, tais métodos de produção estão associados a novos perigos para os trabalhadores. Também pode ser observado que as pressões para o aumento da produtividade e a incorporação dos princípios de Lean Construction têm induzido a escolha por sistemas construtivos pré-fabricados e aumentando as operações de montagem em canteiros, assim como a busca por maior eficiência no transporte de materiais e componentes da construção nos canteiros. O presente trabalho tem como objetivo estudar a segurança coletiva em atividades de movimentação de carga na construção civil. A investigação será realizada através de pesquisa bibliográfica nacional e internacional e visitas técnicas a canteiros de obras na Região Metropolitana de Salvador com a finalidade de identificar as causas raízes dos riscos coletivos na elevação de carga e, entrevistas com experts buscando identificar os fatores que facilitam ou dificultam a execução desses serviços com segurança. Por fim, a pesquisa pretende diagnosticar os fatores que dificultam e facilitam a implementação da segurança, e, espera-se que os resultados contribua para identificar as lacunas normativas e de processo para a garantia da segurança nas atividades de movimentação de carga.