Apresentação de Projeto de Pesquisa: MONITORAMENTO DE EROSÃO POR IMAGENS A CURTA DISTÂNCIA

Sala de Projetos do DETG

01/13/2017 - 09:00

Os solos são um recurso estratégico, não renovável, de alta importância
social,  econômica  e  ambiental,  e  sua  erosão  superficial  representa  um
significativo  problema. O  estudo deste fenômeno  exige  medições  precisas  da
superfície do solo. A fotogrametria digital é proposta neste trabalho como uma
técnica  eficaz  para  tais  medições,  no  contexto  da  escala  do  estudo
experimental. Este projeto de pesquisa tem como objetivo a proposição de um
estudo acerca da avaliação do potencial do veículo aéreo não tripulado (VANT)
ou RPA (Remotely Piloted Aircraft), como plataforma na obtenção de dados para
monitoramento  de  erosão,  através  da  elaboração  de  uma  metodologia  para
monitorar processos erosivos resultantes da perfuração ou sondagem de poços
de petróleo terrestre, com geração de ortofoto e um modelo digital de elevação,
proporcionando condições de se executar medidas precisas para a quantificação
do  processo  erosivo.  Assim,  pretende-se  fornecer  subsídios  técnicos  para  o
planejamento  e  elaboração  de  planos  de  recuperação  nas  áreas  afetadas.
Devido ao crescente interesse em monitorar regiões propícias à erosão, existe
uma demanda crescente de utilização RPA, dado seu rápido e eficiente método
de levantamento que combina a aquisição de dados com informações adicionais,
como  imagens  orbitais  e/ou  terrestres,  ortoimagens  e  modelos  digitais  de
elevação.

Os solos são um recurso estratégico, não renovável, de alta importância social, econômica e ambiental, e sua erosão superficial representa um significativo problema. O estudo deste fenômeno exige medições precisas da superfície do solo. A fotogrametria digital é proposta neste trabalho como uma técnica eficaz para tais medições, no contexto da escala do estudo experimental. Este projeto de pesquisa tem como objetivo a proposição de um estudo acerca da avaliação do potencial do veículo aéreo não tripulado (VANT) ou RPA (Remotely Piloted Aircraft), como plataforma na obtenção de dados para monitoramento de erosão, através da elaboração de uma metodologia para monitorar processos erosivos resultantes da perfuração ou sondagem de poços de petróleo terrestre, com geração de ortofoto e um modelo digital de elevação, proporcionando condições de se executar medidas precisas para a quantificação do processo erosivo. Assim, pretende-se fornecer subsídios técnicos para o planejamento e elaboração de planos de recuperação nas áreas afetadas. Devido ao crescente interesse em monitorar regiões propícias à erosão, existe uma demanda crescente de utilização RPA, dado seu rápido e eficiente método de levantamento que combina a aquisição de dados com informações adicionais, como imagens orbitais e/ou terrestres, ortoimagens e modelos digitais de elevação.