Apresentação de Projeto de Pesquisa: METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DE ROTAS CICLAVEIS INTEGRADAS AO TRANSPORTE PÚBLICO

Local:
CETRAMA

Data :
12/20/2012 - 16:00

Resumo:

Os poucos estudos realizados no Brasil na área do planejamento de transportes no que se refere à inclusão da bicicleta e, particularmente, da integração desta com os transportes públicos; a ausência de uma metodologia para rotas cicláveis integradas; a inclusão da percepção do ciclista referente às questões de qualidade das vias nos seus deslocamentos, vem mostrar a importância dessa pesquisa para contribuir no preenchimento de lacunas de material técnico científico em nosso país. Visando promover a mobilidade urbana sustentável através do uso de modos de transporte não motorizado, particularmente o uso da bicicleta, pretende-se neste estudo elaborar uma metodologia para seleção da “melhor” rota ciclavel integrada ao transporte público. Tomando como referencia os modelos de nível de serviço para bicicleta com uso da percepção do ciclista na definição de atributos que possam assegurar que esse trajeto é o mais seguro e confortável para os seus usuários. Para atingir o objetivo da pesquisa será realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema da mobilidade urbana sustentável, planejamento de transporte, os modelos de nível de serviço para bicicleta, as técnicas para trabalhar com a percepção do usuário. Será realizado um caso de estudo em Salvador, na região de Mussurunga que foi escolhida em função da demanda de ciclistas existentes registrada pelas três pesquisas realizadas de 2004 a 2011. E, particularmente, pela Pesquisa UFBA-CNPQ/2011 cujo projeto essa pesquisa está vinculada, que apresenta os deslocamentos de origem – destino nessa área e que apontam para a possibilidade de integração com a Estação de Mussurunga.

 

Palavras-chave: Mobilidade urbana sustentável. Nível de serviço para bicicletas. Percepção do ciclista da qualidade da via