Apresentação de Projeto de Pesquisa: MÉTODO PARA REDUÇÃO DAS PERDAS DE TRANSPORTE NO CANTEIRO DE OBRAS COM O USO DE SIMULAÇÕES EM 4D BIM E ALGORITMOS GENÉTICOS

Sala de aula do PPEc

01/18/2018 - 09:00

Um eficiente planejamento logístico envolve a redução das perdas nas atividades de transporte, ocasionadas, entre outros motivos, por transportes excessivos e problemas no acesso e na mobilidade dentro do canteiro de obras. Os transportes excessivos estão intrinsecamente relacionados à escolha de um layout de canteiro deficiente. São vários os estudos relacionados à logística na construção que apresentam ferramentas e métodos para melhorar a logística interna do canteiro. No entanto, esses estudos relatam bons resultados em Estudos de Caso isolados, mas raramente existe uma continuidade ou mudança permanente nas organizações envolvidas. De modo que, ainda existe espaço para novas investigações no que se refere a uso de novas tecnologias para a melhora do planejamento e controle da logística de canteiro visando conseguir fazer da gestão da logística um hábito.

Desse modo, o objetivo desta tese de doutorado consiste na proposição de um método para planejamento e controle logístico em canteiro de obras com o uso de simulações em 4D Building Information Modelling e com base em Algoritmos Genéticos. O presente trabalho será realizado por meio da estratégia de pesquisa Design Science Research, que está relacionada com o desenvolvimento e avaliação de artefatos visando resolver problemas do mundo real. O artefato desta tese consiste no referido método, que será desenvolvido e aperfeiçoado ao longo de três ciclos de compreensão, implementação e teste em diferentes canteiros de obra. Atualmente a pesquisa encontra-se no segundo ciclo. O terceiro ciclo espera ser realizado no exterior.

O objetivo deste projeto de estagio no exterior está centrado em implementar e avaliar o método proposto. A implantação do método em um cenário diferente ao brasileiro permitirá identificar as principais perdas de transporte encontradas em canteiros de obras norte-americanos. A avaliação do método neste cenário possibilitará a extrapolação do método para outros estudos, permitindo a generalização do mesmo visando contribuir para o objetivo principal do projeto de desenvolvimento de um método para planejamento e controle logístico em canteiro de obras.

Este projeto se justifica pela necessidade de aprofundar o entendimento sobre sistemas de gestão integrados em outros países como Estados Unidos, por meio de estudos empíricos, bem como pelo uso inovador de tecnologias de simulação aplicadas na gestão da construção visando reduzir as perdas de transporte para o controle e gestão das atividades de logística no canteiro de obras. A Georgia Institute of Technology é reconhecida como uma instituição com pesquisas inovadoras nesta área de tecnologia, bem como sua forte tendência de pesquisas na área de sustentabilidade e segurança do trabalho.

Palavras-chave: simulações, Building Information Modeling (BIM), Algoritmos Genéticos (AG), logística de canteiro.