Apresentação de Projeto de Pesquisa: A INFLUÊNCIA DAS AÇÕES ANTRÓPICAS SOBRE A COBERTURA DO SOLO NA REGIÃO DAS LAGOAS URBANAS DE FEIRA DE SANTANA - BA

Local:
Escola Politécnica - 6º andar - sala 6.03.05

Data :
12/14/2010 - 15:30

Resumo:

Esse trabalho visa realizar um estudo sobre a ação antropica nas lagoas urbanas do município de Feira de Santana – BA, utilizando imagens de satélite e as técnicas de processamento digital de imagens (PDI). Será realizada uma análise temporal do avanço do espaço urbano sobre as lagoas do município. Serão mapeadas as lagoas urbanas do município, com suporte de MDE para a identificação de sua altimetrica, em seguida será delimitada a Área Sujeitas a Regime Especifico (ASRE) conforme a resolução do CONAMA e o Código Ambiental do município. Esse processo consiste na geração de mapa de controle para as etapas seguintes. Tendo realizada o mapeamento dessas lagoas bem como o delineamento das áreas sujeitas a regime especifico, se fará análise do uso de solo, através da dinâmica temporal da ocupação humana sobre estas régios. Essa análise procederá a partir da avaliação Multi-temporal das imagens de satélite.  Isso só será possível com a utilização das imagens de satélite Landsat 1, 2, 5, 7, disponível no período de 1975 ate 2008, com a aplicação do algoritmo classificador de imagem de máxima verossimilhança (Maxver), ou seja, será gerado um modelo de ocupação do solo no período de aproximadamente 35 (trinta e cinco) anos.

Após o mapeamento de referencias das lagoas através do MNT, se confrontará com os produtos obtidos da classificação das imagens, analisando o quanto de área sujeita regime de lagoa foi substituída pelo espaço urbano.

O surgimento do município feirense está ligado à disponibilidade de água que as lagoas ofereciam aos viajantes que cruzavam o sertão. Ou seja, as lagoas fazem parte da historia de Feira de Santana, no entanto o surgimento da cidade não respeitou os limites impostos pela natureza o que acarretou diversos problemas ambientais. Apesar desse contexto histórico, não existe trabalhos aprofundados que mapeia e discutam o crescimento urbano e suas implicações ambientais nas lagoas do município de Feira de Santana. Portanto esse trabalho acadêmico servirá como ferramenta aos planejadores do município, à medida que fornece aspectos teóricos e metodológicos para a tomada de decisão. Isso porque a medida que se construí o mapa de uso do solo, bem como o mapa das lagoas, tem-se o exemplo do aporte metodológico, e as discussões a respeito dos impactos ambientais urbanos nas lagoas servirá de exemplo de conhecimento teórico. No entanto esse trabalho não se destina apenas aos planejadores, uma vez que o conhecimento gerado por essa pesquisa contribuirá academicamente para que outras pesquisas possam se desenvolver a partir desta.