Apresentação de Projeto de Pesquisa: Implementação em elementos finitos de um modelo constitutivo para compressibilidade de resíduos sólidos urbanos.

Local:
dctm

Data :
04/04/2017 - 14:00

Resumo:

A Modelagem numérica de aterros sanitários, especificamente para resíduos sólidos urbanos, classificados como não-inertes, classe II-A, ver NBR 10.004/2004, é de suma importância para o desenvolvimento do projeto e operação destes sistemas, bem como sua avaliação e potencial de risco. Estes sistemas são considerados corpos heterogêneos, que possuem transporte e fluxo de líquidos e gases, associados a fenômenos hidromecânicos e creep, assim como processos químicos e biológicos que alteram seu comportamento. O presente trabalho propõe a utilização de um modelo constitutivo proposto por Machado et al. (2002), o qual reproduz o comportamento mecânico dos resíduos sólidos urbanos (RSUs), para simulação do comportamento da tensãodeformação. O método numérico dos elementos finitos (MEF) será utilizada na modelagem numérica e o algoritmo base de processamento a ser adotado é o CRISP (Critical State Program), uma vez que este apresenta resultados satisfatórios na reprodução do comportamento mecânico no estado crítico, teoria a qual se fundamenta o modelo constitutivo em questão.

 

OBS: BANCA SEM MEMBRO INTERNO EM FUNÇÃO DA ESPECIFICIDADE DO TEMA E PELA COLABORAÇÃO DO PROFESSOR PAULO LINS COM O CURSO