Apresentação de Projeto de Pesquisa: Elaboração de um método de classificação especialista de imagens de sensoriamento remoto para o mapeamento das áreas de Cacau-cabruca

Local:
LABGEO - Departamento de Transportes - sala 6.3.6

Data :
09/12/2012 - 09:00

Resumo:

Elaboração de um método de classificação especialista de imagens de sensoriamento remoto para o mapeamento das áreas de Cacau-cabruca.

 

O plantio de sub-bosque e Sistemas Agroflorestais são técnicas de plantio em expansão em todo o território nacional e gera uma série de confusões estatísticas baseadas em dados de sensores remotos por confundir áreas de exploração agrícola com áreas de mata em regeneração ou áreas de proteção permanente como regiões de mata atlântica mais precisamente as formações de Floresta Ombrófila Densa. O presente projeto propõe estudar meios para elaborar um método de classificação especialista de imagens de sensoriamento remoto para o mapeamento das áreas de Cacau-cabruca que apresente uma maior eficiência em relação aos métodos existentes.  A cabruca ou cacau-cabruca é um sistema agroflorestal com plantio de sub-bosque que ocorre principalmente nas regiões produtoras de cacau e que deriva da Floresta Ombrófila Densa, por tal motivo apresenta características espectrais próximas. Um agravante dessa problemática é que mais e mais a fiscalização destes remanescentes fica a cargo de técnicas baseadas no sensoriamento remoto, que por ter classes com características próximas acabam por reduzir a eficiência do mapeamento. Uma vez que as técnicas tradicionais baseadas na diferença espectral não são válidas, abordam-se técnicas baseadas na identificação de padrões de textura, segmentação, utilização de dados híbridos como imagens fusionadas a composição multiespectral utilizada.

 

Palavras-chaves: Identificação de padrões, Floresta tropical, Plantio Sub-bosque.