Apresentação de Projeto de Pesquisa: Efeitos da Urbanização Sobre os Padrões de Vento, Estudo de Caso Salvador-BA

LABGEO, DT, sexto andar POLI

03/15/2011 - 14:00

A cidade de Salvador teve seu crescimento urbano intensificado de forma desordenada, o que resultou na substituição de áreas verdes por uma zona urbana edificada, alterando o relevo, impermeabilizando o solo, diminuindo a participação do fluxo de calor no solo, alterando o balanço de energia e modificando a circulação do ar. Como resultado, essas mudanças locais causadas por edificações e ocupações inadequadas acarretam alterações no clima e no conforto urbano.

Neste projeto busca-se identificar os padrões de vento para áreas representativas da fachada sudeste do município de Salvador, influenciados pela urbanização, através de simulação computacional. O trabalho utilizará como principais parâmetros de entrada do programa a ser utilizado, o WindMapTM: a topografia, a ocupação urbana e o vento. A topografia será reproduzida por um Modelo Digital de Terreno. A ocupação urbana, por sua vez, será representada pelo parâmetro comprimento de rugosidade (z0), determinado por método morfométrico aliado à classificação de imagens de satélite Landsat e a aplicação destas técnicas permitirá a criação de um Modelo Digital de Elevação paramento de entrada para a simulação computacional. Já a caracterização do vento será abordada através da climatologia dinâmica e dos dados de velocidade e direção do vento de três estações meteorológicas fixas localizadas em áreas distintas na cidade de Salvador e do vento geostrófico, extraído de sondagens do Aeroporto Internacional de Salvador, baseando-se na seleção de episódios capazes de demonstrar as particularidades dos fenômenos da circulação atmosférica em escala local. A partir da coleta e tratamento dos dados de entrada do WindMapTM serão feitas simulações, comparando o comportamento do vento considerando a influência da topografia e analisando o efeito da ocupação urbana. Como resultado, espera-se observar a variação da direção e velocidade do vento diante da evolução da cidade, buscando um melhor entendimento dos mesmos para que atividades de planejamento urbano possam ser melhores organizadas. Espera-se também que esse estudo auxilie a trabalhos futuros como base de informações na avaliação das tendências de mudanças climáticas locais e conseqüentemente globais.

Palavras-chave: Vento, ocupação do solo, comprimento de rugosidade, sensoriamento remoto, clima urbano.