Apresentação de Projeto de Pesquisa: DIRETRIZES PARA A REABILITAÇÃO DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS

Local:
Departamento de Construção e Estruturas

Data :
02/27/2018 - 14:30

Resumo:

Além das edificações mais novas construídas sob os rigores da legislação, das normas prescritivas e da atual Norma de Desempenho, existem as mais antigas, com tipologia e partido arquitetônico próprios, com redução do valor econômico, das funcionalidades dos sistemas e desempenho. A requalificação destas edificações tem sido analisada e realizada há algum tempo em outras nações e pouco compreendida no nosso país, sendo observado que em termos gerais não é suficientemente estudada nos cursos de engenharia civil. Para tanto, faz-se necessário considerar ao decidir-se pela requalificação de edificações, os benefícios sociais, econômicos e ambientais, com soluções adequadas às atividades específicas, uso de materiais e equipamentos tecnologicamente adaptados, eficiência e desempenho energético, além de mão de obra treinada para tal finalidade.
Este trabalho procura através de pesquisa Survey, junto a arquitetos e projetistas, identificar os principais critérios considerados em seus projetos de requalificações. Os itens do questionário aplicado na pesquisa terão como base requisitos dos usuários, estabelecidos na ABNT NBR 15575: Edificações Habitacionais – Desempenho, analisados através de um índice de importância relativa. As ponderações obtidas irão permitir mediante entrevistas dos usuários e inspeções das edificações, determinarem o índice de reabilitação necessário destas, de acordo com seus estágios de degradação, verificando se existe aderência entre a percepção dos usuários e os dados levantados em campo.
O conhecimento do estágio de degradação da edificação, dos seus sistemas prediais e soluções construtivas, além das necessidades dos seus usuários possibilitarão o desenvolvimento de diretrizes que deverão nortear os projetos de requalificação de edificações residenciais.

Além das edificações mais novas construídas sob os rigores da legislação, das normas prescritivas e da atual Norma de Desempenho, existem as mais antigas, com tipologia e partido arquitetônico próprios, com redução do valor econômico, das funcionalidades dos sistemas e desempenho. A requalificação destas edificações tem sido analisada e realizada há algum tempo em outras nações e pouco compreendida no nosso país, sendo observado que em termos gerais não é suficientemente estudada nos cursos de engenharia civil. Para tanto, faz-se necessário considerar ao decidir-se pela requalificação de edificações, os benefícios sociais, econômicos e ambientais, com soluções adequadas às atividades específicas, uso de materiais e equipamentos tecnologicamente adaptados, eficiência e desempenho energético, além de mão de obra treinada para tal finalidade. Este trabalho procura através de pesquisa Survey, junto a arquitetos e projetistas, identificar os principais critérios considerados em seus projetos de requalificações. Os itens do questionário aplicado na pesquisa terão como base requisitos dos usuários, estabelecidos na ABNT NBR 15575: Edificações Habitacionais – Desempenho, analisados através de um índice de importância relativa. As ponderações obtidas irão permitir mediante entrevistas dos usuários e inspeções das edificações, determinarem o índice de reabilitação necessário destas, de acordo com seus estágios de degradação, verificando se existe aderência entre a percepção dos usuários e os dados levantados em campo. O conhecimento do estágio de degradação da edificação, dos seus sistemas prediais e soluções construtivas, além das necessidades dos seus usuários possibilitarão o desenvolvimento de diretrizes que deverão nortear os projetos de requalificação de edificações residenciais.