Apresentação de Projeto de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS CIMENTÍCEOS DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL CONTENDO RESÍDUO CATALÍTICO GERADO EM REFINARIA DE PETRÓLEO
Local:
Sala Lourenço Costa - 6 andar - Escola Politécnica
Data :
12/17/2010 - 13:00
Caline Rodrigues Gally
A indústria do cimento, além de consumir grandes quantidades de recursos naturais não renováveis, é responsável por cerca de 7% da emissão mundial de CO2, contribuindo para o aquecimento global. Dentre as alternativas para redução dos impactos ambientais causados por este setor recomenda-se aumentar o teor de substituição de clínquer por materiais cimentíceos suplementares. A incorporação de resíduos na produção de cimentos compostos pode reduzir a emissão de CO2, o consumo de energia, o impacto ambiental relacionado com a sua destinação, além de proporcionar ganhos de desempenho, incrementando as propriedades mecânicas e durabilidade dos cimentos obtidos. As unidades de craqueamento catalítico em leito fluidizado de refinarias, denominadas unidades FCC, processam cargas contendo materiais pesados de petróleo, visando sua conversão em compostos mais leves e de maior valor agregado. Neste processo é necessário o uso de um catalisador contendo zeólita. Processos de tratamento aplicados visando obter uma carga de FCC com menos impurezas são prejudiciais ao processo de craqueamento catalítico devido à redução da atividade do catalisador. Para manter a atividade de um dado catalisador, parte do mesmo é substituído por quantidade equivalente de catalisador novo.
A parte de catalisador retirado do processo, chamado catalisador residual, e cujo retorno ao processo não é mais viável, contém em sua composição significativos teores de alumina e sílica. Em função das suas características estes catalisadores residuais, devidamente beneficiados apresentam grande potencial como material para a construção. Estudos desenvolvidos na Espanha, Taiwan e Polônia indicam este potencial. Entretanto, catalisadores residuais gerados em unidades de craqueamento catalítico de refinarias, apresentam composições e características específicas às cargas processadas em cada refinaria, podendo ter propriedades finais diferentes após seu processamento. Desta forma, este projeto visa caracterizar o resíduo catalítico de uma unidade localizada na Bahia e o desenvolvimento de materiais cimentíceos contendo este resíduo.