Apresentação de Projeto de Pesquisa: DESEMPENHO DO REPARO EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO COM ARGAMASSA POLIMÉRICA

Sala de reuniões DCE EPUFBA

01/09/2017 - 15:30

A perda do desempenho das estruturas de concreto armado está diretamente associada ao aparecimento de patologias. Sua recuperação depende tanto da escolha de um procedimento e de um material de reparo adequado. O reparo e reforço de concreto armado são atividades que vem apresentando relevante importância na historia da construção civil pelo aumento do volume e necessidade de trabalho nessa área. A eficácia do reparo pode ser estabelecida em termos de sua capacidade para restaurar a integridade estrutural de um elemento de concreto. A construção civil tem como tendência utilizar cada vez mais sistemas que garantam à proteção as estruturas de concreto, o que tem contribuído para o incremento do surgimento de novos produtos e métodos de execução. Logo esse trabalho tem como objetivo geral avaliar o desempenho do reparo em estruturas de concreto armado submetido à flexão. O material de reparo utilizado será argamassas poliméricas que estão disponíveis no mercado. Na analise de desempenho será discutido principalmente: a aderência da argamassa no substrato, utilizando dois processos avaliativos, o primeiro usando a tração na flexão e o segundo método de cisalhamento direto; a influência que a geometria do reparo no comportamento estrutural e o processo construtivo. Para tanto serão confeccionadas vigas de pequeno e grande porte que serão reparada e posta a ensaio de tração na flexão e visitas técnicas em obras consolidando um estudo de caso.