Apresentação de Projeto de Pesquisa: Avaliação do Transporte Vertical como componente da futura Rede Integrada de Transporte de Salvador

Cetrama

12/18/2015 - 15:00

A complexidade do relevo em cidades que possuem formas irregulares e com inúmeras áreas de vales e cumeadas, impedem ou dificultam os deslocamentos das pessoas; principalmente aquelas que se deslocam por meios não motorizados que exigem dos usuários um determinado esforço físico para exercer estes deslocamentos, fazendo com que as pessoas muitas vezes nem cheguem ao seu destino final, pois os deslocamentos podem ser interrompidos pelas barreiras impostas pelo relevo. Assim sendo, hodiernamente há um desafio em encontrar solução para promover o direito de ir e vir das pessoas, principalmente nas grandes cidades, bem como uma necessidade urgente de planejamento adequado ao sítio geográfico da cidade de Salvador e para atender as reais necessidades das pessoas. Neste sentido, considerando os princípios da mobilidade sustentável, o objetivo deste estudo é avaliar os impactos da eventual incorporação do Transporte Vertical como componente da futura rede integrada de transporte em concordância ao seu sítio geográfico de Salvador. Cabe destacar que Salvador, durante muito tempo utilizou os transportes verticais para vencer as barreiras impostas pelo relevo e isto era desenvolvida de forma eficiente. Hoje, esta cidade utiliza de forma ínfima, mas muitas cidades no mundo priorizam o uso destes meios como forma de lidar os problemas do relevo e promover melhor acessibilidade. Sendo os transportes verticais, uma medida para promover cidades acessíveis para todos, com novas formas de gestão e meios de transporte que se ajustam à estrutura física da cidade.