Apresentação de Projeto de Pesquisa: AVALIAÇÃO DE CRITÉRIOS COMPLEMENTARES PARA CONCESSÃO DE OUTORGA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. ESTUDO DE CASO: POLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI

Local:
Sala de Defesa do MEAU

Data :
02/25/2016 - 09:00

Resumo:

O objetivo deste trabalho é propor e avaliar critérios complementares para determinação de vazões outorgáveis para águas subterrâneas na região do entorno do Complexo Industrial de Camaçari, dentro do sistema de aquífero Marizal/São Sebastião.

O estudo prevê a revisão dos aspectos hidrogeológicos e das ferramentas utilizadas para outorga de poços na região de Camaçari, buscando propor um modelo mais abrangente e completo para as outorgas de água subterrânea.

Para elaboração do estudo proposto será realizada uma revisão bibliográfica de publicações sobre gestão de águas subterrâneas no Estado da Bahia, buscando identificar os principais problemas relacionados a essa gestão e sua aplicabilidade na região do entorno do Complexo Industrial de Camaçari.

A questão básica é que, tecnicamente, não há consenso entre as autoridades outorgantes em relação aos critérios de outorga para águas subterrâneas. O pressuposto é que o entendimento das questões técnicas, ambientais, legais e políticas são necessários à evolução do processo de gestão de águas subterrâneas no Brasil