Apresentação de Projeto de Pesquisa: Análise de degradação de contaminantes orgânicos da Indústria Petrolífera por microrganismos nativos de áreas de produção de Petróleo “onshore” por intermédio do uso de ensaios de coluna

Escola Politécnica da UFBA

03/06/2018 - 14:30

O petróleo é adotado em várias cadeias produtivas devido a sua alta capacidade energética e custos coerentes ao seu desempenho. Contudo, o petróleo, seus derivados e os resíduos gerados nas etapas de extração e beneficiamento se destacam como importantes fontes de contaminação do solo, água e ar. Nesse cenário, a adoção de estratégias in situ que evitem a remoção de solo e propiciem o seu tratamento no local onde a contaminação ocorreu se torna relevante. Essas estratégias, contudo dependem do conhecimento das características do solo, dos fluidos disponibilizados, assim como da compreensão das interações entre estes e a microbiota natural da área. A prática de ensaios de coluna com fluido de interesse do ramo petrolífero permite a obtenção de curvas de penetração de contaminantes no solo, as quais podem ser usadas na identificação de microrganismos que atuem na degradação orgânica dos poluentes, gerando tecnologias para a remediação ambiental de áreas afetadas. Esse projeto visa a identificar e definir parâmetros que atendam a requisitos ambientais e ajudem no tratamento e remediação de áreas impactadas pelo petróleo a custos oportunos através da investigação da degradação orgânica de amostras submetidas a ensaios de coluna. Como resultados, visa-se a fornecer parâmetros consistentes para a tomada de decisão de empresas que produzem, manipulam e distribuem petróleo no que tange a aplicação de técnicas mais seguras e econômicas na prevenção e tratamento de áreas contaminadas por seus produtos.