Apresentação de Projeto de Pesquisa: ANÁLISE DA PERFORMANCE E DAS INTERFERÊNCIAS DA APLICAÇÃO TÉCNICA DE RECIRCULAÇÃO DO CHORUME NO ATERRO SANITÁRIO METROPOLITANO CENTRO.

Local:
Sala de vídeo do DCTM

Data :
10/23/2012 - 10:00

Resumo:

O presente trabalho de pesquisa é focado na avaliação da eficiência da aplicação da técnica de recirculação de chorume no Aterro Sanitário Metropolitano Centro (ASMC) localizado na Região Metropolitana de Salvador, Bahia. Deverão ser avaliados tantos os aspectos positivos da técnica como o impacto na geração de biogás e na diminuição da carga orgânica e do volume de chorume quanto as possíveis implicações do uso da técnica na estabilidade global do maciço.

Para a realização do trabalho deverá ser utilizada a macrocélula de disposição de resíduos sólidos urbanos do ASMC. A macrocélula em questão permaneceu ativa durante o período compreendido entre outubro de 1997 a abril de 2003, onde recebeu aproximadamente 4.107.733,50 m³ de RSU, distribuídos em suas 4 células: C1, C2, C3, C4. Em abril de 2004 foi realizada a junção da macrocélula com célula C5 que operou durante os anos de 2003 a 2010, havendo períodos de ociosidade. Na macrocélula encontra-se instalado um sistema de drenos de biogás interligado a uma termoelétrica, de forma a permitir que o biogás gerado seja captado, monitorado e convertido em energia elétrica. Assim, uma análise comparativa dos níveis de produção de biogás, dos parâmetros que influem na estabilidade do maciço de resíduos (pressão de biogás, nível de chorume e valores de recalque) e eficiência do processo de decomposição dos resíduos deverá ser executada empregando-se os períodos pré e pós-recirculação do chorume.

O projeto terá duração aproximada de 24 meses, e contará com a parceria estabelecida entre a UFBA e a empresa BATTRE.