Apresentação de Projeto de Pesquisa: ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO ESPACIAL DE EQUIPAMENTOS DE ENSINO COMO SUBSÍDIO PARA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Cetrama - DT / UFBa

01/30/2014 - 16:00

Os estabelecimentos de ensino promovem consideráveis demandas por transporte
acesso fácil e seguro.

Os estabelecimentos de ensino promovem consideráveis demandas por transporte em função da existência de desequilíbrios espaciais entre escolas e usuários das escolas, assim sendo, a localização concentrada em determinadas áreas da cidade ocasionam contingentes de demandas que sufocam a rede de transporte e viária. Segundo Jacques et. al. (2010), a localização destes equipamentos urbanos, de importância fundamental para as cidades, precisa ser cuidadosamente definida de modo a permitir a seus usuários um acesso fácil e seguro.

A concentração espacial de equipamentos de ensino promove a concentração quotidiana de viagens urbanas motorizadas no espaço e no tempo gerando impactos no sistema de transporte público e na rede viária.

A presente pesquisa tem por objetivo formular uma metodologia de avaliação dirigida a identificar áreas de intervenção para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável focalizando as viagens geradas pelas atividades de ensino.