AVALIAÇÃO ESPACIAL DE OCORRÊNCIAS DE ROUBO EM TRANSPORTE COLETIVO URBANO POR ÔNIBUS
Ano:
2016
Autor:
Daiane Castro Bittencourt
Orientador:
Juan Pedro Moreno Delgado
Banca Examinadora:
Juan Pedro Moreno Delgado;
Cira Souza Pitombo;
Ilce Marilia Dantas Pinto ;
Gilberto Corso Pereira;
Palavras chave:
roubo em ônibus, ; kernel, geoestatística, ; avaliação multicritério.;
Resumo:
A redução da qualidade do serviço de transporte público pode provocar uma
maior procura pelo uso de automóveis ou motocicletas, contribuindo para uma
cidade cada vez menos sustentável. Adicionalmente, os roubos que ocorrem
no interior do transporte coletivo por ônibus agravam ainda mais essa situação,
pois contribuem para a redução da qualidade do serviço. Desta forma, esta
pesquisa visa analisar os roubos no sistema de transporte coletivo por ônibus
da cidade de Salvador, Bahia, a partir do estudo da distribuição espacial das
ocorrências, além da compreensão das variáveis associadas a este delito.
Busca-se avaliar particularmente os padrões de distribuição espacial destas
ocorrências na cidade, a partir de diferentes técnicas de análise espacial, tais
como a análise de densidade Kernel, Krigagem Indicativa (técnica
geoestatística) e a avaliação multicritério em ambiente de Sistema de
Informação Geográfica (SIG). A primeira etapa da análise corresponde ao
estudo da dinâmica espaço-temporal das ocorrências, ou seja, os seus padrões
de concentração ao longo do ano através dos mapas Kernel, para o biênio
2013 e 2014. Num segundo momento, realizou-se a modelagem geoestatística
utilizando os dados de roubo em ônibus registrados no ano de 2013 em
Salvador. A Krigagem Indicativa possibilitou a geração de superfície de
probabilidades de ocorrências de roubo em ônibus na cidade. Finalmente, na
etapa de avaliação multicritério em ambiente SIG, foram identificados os cinco
fatores que mais influenciam para a ocorrência de roubo em ônibus em
Salvador, segundo a opinião de especialistas: F1 - proximidade a locais que
facilitam a fuga; F2 - ausência de policiamento; F3 - maior frequência de
ônibus; F4 - grande movimentação de pessoas; F5 - proximidade a pontos de
tráfico de drogas. Esses fatores foram integrados numa estrutura de análise
espacial multicritério, fornecendo o mapa de potencial de ocorrência de roubo
em ônibus em Salvador. Através da interpretação dos mapas resultantes de
cada etapa de análise, foi possível identificar os diferentes padrões espaciais
do fenômeno em estudo Os resultados desta pesquisa podem servir como
suporte no processo de tomada de decisão, planejamento e políticas públicas
que visem proporcionar maior segurança no transporte público de Salvador e,
por conseguinte, o fortalecimento da mobilidade sustentável na cidade, a partir
de intervenções direcionadas aos fatores críticos e locais de maior
probabilidade e/ou potencial de ocorrência de roubos em ônibus.