EDUCAÇÃO AMBIENTAL: trajetória, fundamentos e práxis pedagógica

Ano:
2010
Palavras chave:
Educação ambiental; Práxis pedagógica; Vertentes de abordagem; Transformação; Crítica; Emancipação;
Resumo:

O  propósito  deste  trabalho  é  contextualizar  a  educação  ambiental  no  cenário mundial  e nacional  e  descrever  os  fios  de  tensão  que  perpassam  por  seus  fundamentos  e  por  sua práxis pedagógica. A partir de um horizonte histórico, discutem-se os fundamentos teórico-epistemológicos,  através  de  uma  reflexão  sobre  as  grandes  vertentes  de  abordagem, segundo a categorização proposta por Medina, em 2004: a ecológico-preservacionista e a sócio-ambiental.  O  artigo  ressalta  a  necessidade  de  se  atentar  para  as  implicações decorrentes  do  tipo  de  abordagem  que  se  adota  nas  ações  de  educação  ambiental,  que origina práticas qualitativamente distintas.