Ano:
Palavras chave:
Fibra vegetal; Licuri; Caracterização;

CONGRESSO INTERNACIONAL DE FIBRAS NATURAIS

TituloCARACTERIZAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA DA FIBRA DA FOLHA DO LICURI - SYAGRU CORONATA (MARTIUS) BECCARI

Autores:Ana M. Ricl S. Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Rua Emidio Santos, s/n. Barbalho, Salvador, Bahia, Brasil.

Nadia M. José, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Química - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química - Rua Barão de Geremoabo, s/n. Ondina, Salvador, Bahia, Brasil

Ricardo F. Carvalho, Universidade Federal da Bahia, Escola Politécnica, Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana. Rua Prof. Aristides Novis, 2. Federação , Salvador, Bahia, Brasil.

ResumoSão poucos os registros de informações cientificas e pesquisas sobre a palmeira do semi-árido Syagrus coronata (Martius) Beccari, conhecida pelos seus frutos: o coquinho do licuri. Suas folhas atingem três metros de comprimento, e suas fibras é objeto desse estudo. Foram analisadas de forma in natura e após tratamento com solução 0,75% e 1,5% de NaOH (merceirização). Com o objetivo de avaliar o potencial da fibra para a preparação de materiais compósitos de baixo impacto ambiental. Neste trabalho caracterizaram-se as fibras da folha do licuri com as seguintes técnicas: análise termogravimétrica (TGA), calorimetria diferencial de varredura (DSC), microscopia eletrônica de varredura (MEV). A densidade foi analisada e a composição química dos componentes: lignina, celulose e hemicelulose foi obtida usando o método de Van Soest. As protusões observadas pelo MEV e os resultados após merceirização indicam mudanças na camada de superfície das fibras que irão facilitar a adesão fibra e matriz.

Em breve, artigo completo disponivel em: